Dica, linhas de comando e anotações sobre imagem ISO, imagem de CD / DVD
BACKUP DE CD Pode criar uma imagem ISO do CD e guardar em disco, quando precisar basta gravar (queimar) o CD que teremos de volta uma cópia do CD. muito pratico para ler um CD e gravar vários a partir da mesma imagem. Transmitir o CD via rede ou até mesmo via internet,. Quando for o caso, pode acessar a ISO sem gravar em CD, basta montar e acessar como um diretório local.
.raw também tem a imagem .raw que é igual a .iso. Quando tiver problema para gravar uma imagem ".raw" basta renomear para imagem.iso que não muda nada
Como baixar imagens ISO?
Imagem ISO é cópia do CD ou DVD, pode usar qualquer sistema operacional e qualquer ferramenta para download, tem que ter o cuidado de baixar o arquivo inteiro, na maioria das distro tem o MD5 ou SHA1SUM para conferir a imagem, isto é muito importante para conferir a integridade da ISO.
Prefiro bittorrent, nele tem a opção de parar e continuar a qualquer momento, corrigir a imagem. Pode iniciar em uma maquina, copiar o download parcial para outra maquina e continuar o download.
A imagem criada no Linux pode ser gravada no windows, por exemplo podemos baixar a imagem ISO de uma distro via windows e gravar o CD (queimar o CD) no próprio Windows com Nero ou Easy. Gravando com Nero utilize a opção de gravar a iso dessa maneira "file burn cd image" procure o local onde salvou a imagem e clique sobre ela para abrir a janelinha de gravar.
Quando o CD for bootavel, procure nos menus pela opção de gravar CD bootavel, deve estar em ingles e os nomes são outros.
Gravando com Easy o procedimento é semelhante, procure nos menus por "file burn cd from image"
Nas versões mais recentes basta um duplo clique sobre a imagem ISO para chamar o gravador com as configurações corretas de gravar a partir de uma imagem ISO.
CUIDADO, para não gravar como arquivo, não pode copiar como se faz para copiar arquivos, clique e arraste ou copiar e colar, tem que ser a partir de uma imagem.
Depois de gravar acesse o CD pelo explorer e veja se tem vários arquivos e sub-diretórios, isto indica que gravou corretamente, pode configurar o boot da maquina para iniciar pelo CD, reiniciar a maquina para iniciar a instalação. Caso encontre somente um arquivo do tamanho da imagem ISO foi porque fez a gravação errada, gravou o arquivo e não a partir da imagem ISO que cria o CD de instalação e portanto não vai dar boot pelo CD nem serve para instalação, serve somente como copia para backup.
Windows - gravar CD via Nero ou Easy..., Linux K3b e Xcdroast Tutorial para Kurumin mas o procedimento é o mesmo para gravar qualquer imagem ISO de qualquer distro ou outra ISO qualquer, bem detalhado e com telas destacando os detalhes da gravação e como configurar o boot pelo CD.
Tutorial - gravar a ISO via NERO no Windows. Excelente tutorial pra gravar a ISO via Windows, como baixar a ISO, conferir com MD5, gravar com NERO e alterar o SETUP (BIOS) pra fazer boot pelo CD, tudo em português, com telas e textos bem explicativo.
##Linha de comando pra gravar uma imagem ISO.
cdrecord -v speed=8 dev=/dev/hdd -data cl10_cd1.iso
onde:
speed=8 é a velocidade de gravação, altere o 8 pra velocidade desejada. dev=/dev/hdd é o local onde está instalado o gravador, para descobrir em qual device foi detectado o seu gravador, execute: dmesg | grep hd procure nos resultados o device e substitua no exemplo acima, caso encontre o gravador em /dev/hdc, a linha de comando fica assim: cdrecord -v speed=8 dev=/dev/hdc -data cl10_cd1.iso -data é para gravar dados, em CD de audio e formatos diferentes procure pelo parametro correto, tem exemplos neste e outros FAQ. cl10_cd1.iso é o arquivo ISO que deseja gravar.
Descobrir para onde aponta o link simbólico:
ls -l /dev/cdrom [zago@hd120 zago]$ ls -l /dev/cdrom lrwxrwxrwx 1 root root 3 Jan 30 23:27 /dev/cdrom -> hdd
Gravar DVD via linha de comando:
Crie a imagem ISO normalmente como se faz para gravar CD.
Gravar o DVD execute a linha de comando neste formato:
growisofs -dvd-compat -speed=2 -Z /dev/cdrom=/home/caminho/nomedaimagem.iso Usando o device do DVD growisofs -dvd-compat -speed=2 -Z /dev/hdb=/home/caminho/nomedaimagem.iso growisofs -dvd-compat -speed=2 -Z /dev/hdc=/home/caminho/nomedaimagem.iso Pode omitir o caminho da ISO quando executar o comando no mesmo diretório da ISO. growisofs -dvd-compat -speed=2 -Z /dev/hdc=nomedaimagem.iso
Procure na sua distro pelos utilitários
mkisofs - A program for creating CDs in Linux
OBS kubuntu 7.04
DVDR instalado na IDE1, HD IDE instalado na IDE0, maquina com interface SATA sem dispositivos conectados, nesta maquina o link aponta para (scd0), nesta maquina não tem o device /dev/hdX, pode se usar tanto /dev/cdrom como /dev/scd0
ls -la /dev/cdrom lrwxrwxrwx 1 root root 4 2007-06-03 11:10 /dev/cdrom -> scd0
Kernel 2.4 ou anterior requer configuração especial para emular SCSI, isto se aplica somente em distribuições antigas, caso seja seu caso, procure tutoriais específicos para sua distro e kernel 2.4
Detectar o CD/ DVD, quando configurado corretamente pode usar o link para /dev/cdrom, mas isto pode mudar conforme a instalação e distro, outra opção é indicar o device diretamente na linha de comando, quando falhar o link tente usar o device.
Use dmesg para descobrir o device como foi detectado na BIOS, use com grep para refinar a pesquisa.
Exemplo de resultado da pesquisa em uma maquina com HD sata e gravador instalado na primeira IDE.
dmesg | grep hd hda: HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, ATAPI CD/DVD-ROM drive SCSI device sda: 312581808 512-byte hdwr sectors (160042 MB)
Nesta instalação pode usar com "dd", tanto /dev/cdrom como /dev/hda
Criar imagem ISO a partir do CDROM, com "dd" não precisa montar a unidade.
Pode usar o device ou o link apontando para o device, use diretamente na linha de comando
dd if=/dev/cdrom of=/imagem.iso
Ou trocar /dev/cdrom por /dev/hda
dd if=/dev/hda of=/imagem.iso
Ajuste hda conforme sua instalação
dd if=/dev/hdb of=/imagem.iso
dd if=/dev/hdc of=/imagem.iso
onde /dev/cdrom é o device file do seu cdrom e imagem.iso é o nome da imagem que será criada do cd, neste exemplo imagem.iso sera criada na raiz do diretorio, por não informar o destino (diretório onde deseja salvar, no exemplo abaixo informa o diretório /home/zago como sendo o local onde salvar a ISO.
dd if=/dev/cdrom of=/home/zago/imagem.iso
No caso de um CD de dados, simplesmente use o cat:
cat /dev/cdrom > imagem.iso
cat /dev/cdrom > /home/imagens/imagem.iso
Em linha de comando ou scripts precisamos criar a imagem ISO para depois gravar, segue alguns exemplos de linha de comando para criar imagem ISO, veja também tópico especifico sobre gravar CD / DVD.
OBS, requer a insalação do pacote (mkisofs), verifique se o pacote está instalado em caso de falha de comando,
Formato da linha de comando para criar ISO de um diretório e todos os seus sub-diretórios.
mkisofs -r -o nomedaimagem.iso /caminho/diretorioorigem/
arquivos com nomes longos
mkisofs -r -joliet-long -o nomedaimagem.iso /home/zago/abelhas
onde:
nomedaimagem.iso será um arquivo único criado no diretório local contendo todos os arquivos de /caminho/diretorioorigem/
Pode indicar onde deseja salvar a imagem, neste caso informe o caminho de destino e origem, segue um exemplo
mkisofs -r -joliet-long -o /home/copias/nomedaimagem.iso /home/zago/abelhas
diretorioorigem será o diretorio e seus sub-diretorios a serem incluidos na imagem, arquivos e diretórios para criar a ISO, informe o caminho completo, ou execute o comando no diretório acima do diretório de origem, exemplo para criar imagem do diretório /home/zago/abelhas, para não informar o caminho de origem deve executar o comando dentro de /home/zago
mkisofs -r -joliet-long -o nomedaimagem.iso abelhas.
-r = fixa as permissões de todos os arquivos para "public readable"
-l = permite arquivos com nomes longos, 32 caracteres. (não é necessário) Normalmente, o nomes ISO9660 são no format 8.3, o qual é compatível com MS-DOS, quando falhar use -j ou -joliet-long
-J significa que o diretório será gravado no padrão Joliet (nomes longos, se falhar use -joliet-long)
-joliet-long para incluir arquivos com nomes longos
Para testar e ver o resultado antes de gravar, veja o tópico sobre ( Montar e acessar imagem ISO), monte e acesse a imagem para visualizar como ficou o nome dos arquivos.
-o = diz o arquivo onde será gravada a imagem exemplo: criar uma imagem do diretorio /home/zago/guiaz com o nome de zagodicas.iso, que será gravada no diretorio local de comando.
mkisofs -r -o zagodicas.iso /home/zago/guiaz
Observe que os comandos utilizados para criar uma imagem ISO dd, cat e mkisofs, não usa nenhum compactador, assim a imagem ocupa o mesmo espaço em disco que ocupa o diretório ou o CD.
Esta imagem pode ser feita pelo Linux e gravada em programas para windows como Nero, Easy CD Creator e outros, e vice-versa para gravar uma imagem ISO nestes programas basta informar que está gravando uma imagem ISO, alguns basta um duplo click sobre a imagem que já abre o menu para as opções de gravar a imagem, outros tem que informar que a gravação é partir de uma imagem.iso.
Cuidado para não gravar a imagem ISO como um arquivo no CD, tornando o CD inútil para uso como CD normal, este erro faz um CD contendo um arquivo igual ao que está no disco. Fazendo a gravação a partir de uma imagem iso o CD gravado fica igual ao CD original que deu origem a imagem ISO ou igual ao diretório a partir de onde criou a imagem. Após a gravação acesse o CD, encontrando os diretórios e arquivos como um CD normal a gravação está OK, mas se encontrar um único arquivo com o nome e tamanho da imagem ISO a gravação esta errada, cometeu o erro de gravar o arquivo e não gravar a partir de uma imagem ISO.
Não esqueça do manual, man mais o nome do programa retorna um manual com todas as opções, para ver o manual do mkisofs execute no terninal.
man mkisofs
Podemos acessar uma imagem ISO como se acessa o CD, basta montar em um diretório local, depois de montada pode acessar via linha de comando, gerenciador de arquivos da interface gráfica ou qualquer aplicativo que permita navegação no sistema de arquivos.
Formato da linha de comando
mount -t iso9660 -o loop imagem.iso /ponto-de-montagem
/ponto-de-montagem é um diretório qualquer, algumas distribuições usam como default /mnt, outras usam /media. Vamos usar como exemplo o ponto de montagem /mnt/iso, neste caso precisa criar este diretório para depois montar a ISO.
mkdir -p /mnt/iso
Na linha de comando precisa indicar o caminho da ISO, pode omitir quando tiver no diretório corrente
mount -t iso9660 -o loop imagem.iso /mnt/iso
mount -t iso9660 -o loop /caminho/imagem.iso /mnt/isomontada
Acesse o ponto de montagem tanto pela linha de comando como pelo seu gerenciador de arquivos (como exemplo o konqueror), exibe o conteúdo da mesma forma de DVD ou CD gravado, acesso somente leitura, enfim, é como se tivesse acessando DVD ou CD gravado, um duplo clique abre o arquivo ou inicia a reprodução de video/som.
Quando terminar o uso da imagem deverá desmonta-la com o comando.
umount /mnt/iso
Este tipo de montagem tem muitas utilidades
1 - Copiar (extrair) um arquivos que está na imagem sem precisar gravar o CD, pode até extrair todos para um diretório do seu disco.
2 - Conhecer o conteúdo do CD antes de grava-lo.
3 - Poder editar a imagem, pode copiar todos os arquivos para um diretório excluir, alterar e incluir arquivos e gerar uma nova imagem ISO.
4 - Filmes ou musicas em imagens ISO de DVD ou CDROM, pode acessar diretamente ou montar a ISO.
Acessando a ISO sem montar, (somente reprodução)
mplayer -dvd-device minha-imagemiso.iso dvd:// mplayer -dvd-device /home/diretorio/minha-imagemiso.iso dvd:// mplayer -dvd-device minha-formatura.iso dvd:// mplayer -dvd-device /home/copias/meu-aniversario.iso dvd://
Acessando a ISO montada, permite somente leitura para copiar, listar, reproduzir, abrir arquivos e etc.. .
Depois de montar navegue com seu gerenciador de arquivos até o ponto de montagem, (onde montou a ISO). Para assistir filmes ou ouvir musicas, basta um duplo clique sobre o arquivo para iniciar a reprodução. Alguns exemplos para chamar o reprodutor de DVD a partir da linha de comando.
mplayer dvd://0 -dvd-device /mnt/dvdiso/ mplayer -alang en dvd://0 -dvd-device /mnt/dvdiso/ mplayer -sid 0 -alang en dvd://0 -dvd-device /mnt/dvdiso/ mplayer -sid 1 -alang en dvd://1 -dvd-device /mnt/dvdiso/ Onde /mnt/dvdiso/ é o ponto de montagem, local onde montou a ISO. Assistir somente um dos arquvos .vob, basta executar mplayer mais o caminho e nome do arquivo desejado. mplayer /mnt/video/video_ts/vts_01_4.vob mplayer -subdelay -23 -sub legenda.srt /mnt/dvdiso/video_ts/vts_01_4.vob
5 - Mesmo sem leitor de CDROM no micro você pode acessar os arquivos desta imagem e transferi-los para um diretório e ou fazer instalações de pacotes.
6 - Usar imagem de DVD em micros sem leitor de DVD, podemos montar a ISO para DVD e criar repositórios locais para instalação, tem alguns exemplos de uso via rede, exportando a imagem ISO para instalação via rede. Algumas distribuições em DVD tem instalador via rede, podemos baixar a ISO para DVD, montar e exportar via NFS, pode ser usado para instalação via rede como instalar pacotes adicionais, mesmo em maquinas que não tem DVD.
7 - Pode montar varias imagens ao mesmo tempo.
8 - Transmitir cópia de CD / DVD via rede local ou internet.
O md5 é um tipo de "impressão digital" de um arquivo, é uma sequencia de numeros e letras obtido atravez de calculos sobre o arquivo, hash MD5 funciona como um digito verificador, uma forma de checksum.
A maioria das distro mantém um arquivo MD5SUM ou SHA1SUM com o valor resultante do md5sum ou sha1sum, usualmente estão no mesmo local da imagem ISO ou outro local no website.
Muito útil na verificação de arquivos transmitidos via rede, depois da cópia via rede ou download, se faz novamente o calculo para comparar se o resultado do MD5 ainda é o mesmo, isto indica que se obter o mesmo resultado está OK, se obter resultado diferente indica que o arquivo se corrompeu durante a transferência.
Isto não é especifico para imagens ISO, pode aplicar em qualquer arquivo, por exemplo em seus arquivos de backup verificação de integridade depois da cópia, transferencia na rede local ou até mesmo quando envia para outra pessoa, no destino deve obter o mesmo retorno do MD5.
No caso de download de imagem ISO, serve para determinar se a ISO não se alterou, não importa o protocolo ftp, http, rede P2P (bittorrent) ou outro protocolo qualquer.
Em resumo, tanto na origem como destino o resultado tem que ser o mesmo, caso contrário o arquivo se corrompeu durante a transferência.
Portanto precisa baixar também md5sum ou sha1sum, o bittorrent baixa automaticamente em algums casos, quando faltar precisa baixar via navegador ou copie e cole o conteúdo dele para arquivo local com mesmo nome e no mesmo local onde salvou a ISO.
Algumas distribuições não tem este arquivo no mesmo local de suas ISO ou website, neste caso pode salvar o resultado em arquivo e pesquisar no Google, não é forma correta mas quando encontrar o mesmo resultado, geralmente encontra em listas ou forum com algum comentário, serve como uma forma de verificação não oficial, se seu resultado bate com o de outros usuários já é um bom indicio de imagem OK.
Para conferir a ISO, dentro do diretório onde salvou deve ter a ISO mais um arquivo.
quando tem um arquivo com terminação .md5 execute :
md5sum -c arquivo.md5
Salvar o resultado em arquivo, use o redirecionador "> arquivo.md5", assim pode enviar junto com o aquivo para alguém, guardar para futura verficação, verificação visual ou pesquisa no Google.
Exemplo para criar o md5 de um arquivo texto e salvar o resultado em arquivo.
md5sum moderar.txt > meuarquivo.md5
Comparar no destino, requer os dois arquivos no mesmo diretório.
ls -la 46 meuarquivo.md5 17390 moderar.txt cat meuarquivo.md5 ca89d6c388cb7df49255af3c9cd9884b moderar.txt
md5sum -c meuarquivo.md5
Retorno destas linhas de comando.
zago@suse64:~> md5sum moderar.txt > meuarquivo.md5 zago@suse64:~> cat meuarquivo.md5 ca89d6c388cb7df49255af3c9cd9884b moderar.txt zago@suse64:~> md5sum -c meuarquivo.md5 moderar.txt: A soma coincide
Quem tem o arquivo SHA1SUM execute dentro do diretório onde salvou a ISO e SHA1SUM:
`` sha1sum -c SHA1SUM ``
Quando OK retorna OK ou mensagem indicado que a imagem está OK, geralmente nestes arquivos tem a chave Instalar md5sum e sha1sum, procure no gerenciador de pacotes da sua distro. Dica, no SUSE estes pacotes fazem parte do pacote coreutils
Download do Fedora via torrent salva a ISO e SHA1SUM automaticamente, quando baixar via http ou outro meio, procure e baixe SHA1SUM do mesmo local de origem da ISO.
Sempre procure garantir a integridade do download, tem diversas ferramentas, na maioria das distros, no CD de instalação tem opção para verficar a mídia antes de instalar, mas isto implica em gravar o CD para depois testar, ferramentas como md5 testa a ISO antes de queimar o CD, download incompleto ou ISO corrompida, mídia riscada ou com defeito causa muitos problemas, pode até conseguir a instalação, alguns casos é díficil identificar, portanto, tenha todo o cuidado possível com as ISO e mídias. Cuidados especiais também com hardware, principalmente unidade leitora e memórias.
O próprio algoritmo do bittorrent também verifica a integridade dos arquivos, quando não bater o MD5, basta reiniciar o download via bittorrent para fazer a correção da ISO, ele faz uma verificação e baixa somente as partes faltantes ou corrompidas.
Kubuntu 7.04 cria link do cdrom para scd0 mesmo quando tem um gravador IDE, veja o resultado abaixo.
ls -la /dev/cdrom /dev/cdrom -> scd0
Pode usar /dev/cdrom ou /dev/scd0, ambos tem o mesmo resulado para criar ou gravar a ISO, exemplo com as duas opções para criar imagem ISO.
dd if=/dev/cdrom of=/home/zago/minhaformatura.iso
dd if=/dev/scd0 of=/home/zago/minhaformatura.iso