Habilitando o softmodem SmartLink no Conectiva Linux 10

por Arkhanjo


A partir da versão 10, o Conectiva Linux trás pacotes para instalação de softmodems, os mais comuns aqui no Brasil.


Neste tutorial, vou descrever como habilitar o suporte a um modelo de softmodem, o SmartLink. Também conhecido como NETODRAGON. Este tipo de softmodem, AMR principalmente, é muito comum em placas mãe PCCHIPS, M810DLU por exemplo.


O primeiro passo é certificar-se de que os pacotes necessários estão instalados. Quando escolhi a perfil de instalação padrão, do Conectiva Linux 10, os pacotes necessários foram instalados por default. Caso contrário, abra e procure, no Synaptic ou APT, pelos pacotes:



Depois de instalados, abra um terminal ou console e, sempre como root, execute os comandos abaixos:


Para modem AMR:

# modprobe slamr

Para modem USB:

# modprobe slusb


Execute o daemon slmodemd para a configuração do driver:

# /usr/sbin/slmodemd –country=BRAZIL &


O procedimento acima criou o dispositivo /dev/ttySL0. Você pode apontar o seu discador internet favorito para este dispositivo e já sair navegando.


Entretanto, o KPPP não permite que se aponte, diretamente, para este dispositivo, uma vez que ele não aparece na listagem de dispositivos utilizáveis. Uma saída é criar um link simbólico para o dispositivo /dev/modem de forma que o KPPP utilize o /dev/ttySL0 como se fosse o /dev/modem. Para isso, ainda no terminal, execute o comando abaixo:


# ln -sf /dev/ttySL0 /dev/modem


Pronto, agora o KPPP consegue “enxergar” o modem. Para certificar-se, abra o KPPP, clique no botão “CONFIGURAR” e depois na aba “MODEM”, clique no botão “PERGUNTAR AO MODEM”, se tudo transcorrer bem, aparecerá uma barra de progresso informando que a comunicação com o modem foi estabelecida com suscesso.


Para que você não tenha que executar os procedimentos acima TODA vez que ligar o micro, coloque-os no seu /etc/rc.d/rc.local , faça assim:


No terminal, e como root, abra com o kwrite ou o seu editor de textos favorito, o rc.local, que está em /etc/rc.d, como mostrado abaixo:

# kwrite /etc/rc.d/rc.local


O editor de textos será carregado, após a última linha do conteúdo do arquivo aberto, coloque todos os procedimentos descritos acima. Deve ficar assim:


#Carrega o módulo do softmodem e configura-o:

modprobe slamr

/usr/sbin/slmodemd –-country=BRAZIL &

ln -sf /dev/ttySL0 /dev/modem


Pronto, seu softmodem foi configurado com sucesso!


Dúvidas e sugestões: arkhanjo.linux@terra.com.br