SSH com interface gráfica - GUI - tutoriais, indicações e dicas.

Atualizado em: 28/04/2007



Sobre este documento

Original em formato texto com marcações para conversão em HTML, processo automatizado com scripts e txt2tags.

Tutoriais, dicas e indicações sobre o uso do SSH em ambiente gráfico.

NX, Winscp, Konqueror, exportar o X para outras maquinas e outras indicações que utilizam o protocolo ssh com meio de conexão.

Os comandos e dicas podem não atender as suas necessidades, não ser compatível com sua instalação, tente adaptar ao seu ambiente.

Considere que os pacotes do protocolo ssh são os mesmos na maioria das distribuições, as diferenças entre as distros estão nos comandos para instalar e iniciar o servidor sshd, também algumas diferenças entre as próprias versões do SSH.

FAQ com mensagens da lista Linux-br e contribuições direta, acesse.

http://www.zago.eti.br/ssh/

Tutoriais em Português para instalar NX - FreeNX

Acesso remoto, tanto para clientes Linux ou Windows.

Muito simples e fácil de usar, tem cliente para estações Linux e Windows.

Estações windows com Linux completo em uma janela, executando aplicativos Linux ?.

K62-500 com 24MB de RAM com KDE completo em uma janela do Win98!, veja passo a passo para configurar servidor CL10 e cliente Windows
http://www.zago.eti.br/ssh/nx-freenx.html

Desktop do Linux completo em diversas estações windows, conexão de diversos clientes ao mesmo tempo.
http://www.nomachine.com/

O NX funciona em Linux e windows, NX Client for windows conecta no NX server for Linux pra transferir as telas dos aplicativos rodando no servidor Linux para as estações windows. Conexão remota tanto na rede local ou via web, ADSL e etc.. Rodando o NX server no Linux e NX Client for windows em uma estação windows. Com este aplicativo pode ter na tela das estações windows aplicativos for Linux, como cliente de e-mail, navegador ou outro aplicativo qualquer rodando no servidor Linux.
Tutorial CL10, com telas capturadas, endereços para download e explicações.
http://mteixeira.webset.net/artigos/freenx-cl10.html
Tutorial Kurumin, com telas capturadas e explicações sobre o funcionamento, comparativo com VNC e outras dicas.
http://www.guiadohardware.net/artigos/297/

Site oficial, download e documentação, em inglês.
http://www.nomachine.com/documentation/intr-technology.php

SSHTherm

Cliente ssh para estações Windows.

Permite conexão via ssh, vnc, sftp e outros protocolos, em ambiente gráfico, permite console em tela cheia, tranferencia de arquvos, muito interessante e outros recursos, site do desenvolvedor.

http://www.sshtools.com/

Neste site tem outras ferramentas disponiveis, procure em produtos.

Dowload, procure no google por SSHTerm, SSHTools

Tela cheia = ALT+F voltar tela normal = ALT+F4

pytty para acessar Linux remoto

Putty é muito conhecido como cliente ssh for Windows, ou seja, programa para instalar em Windows para acessar console Linux remoto, mas tem pacote também para Linux acessar Linux. Abre um console remoto da mesma forma que uma conexão via ssh no console, é mais uma opção para quem tem dificuldade com a linha de comando, ainda prefiro a linha de comando e escripts.

Instale o pacote putty. Procure no seu gerenciador de pacotes ou na linha de comando como neste exemplo.

smart install putty

Prontinho, basta executar putty, procure nos menus ou chame diretetamente com ALT+F2, ou diretamente do shell, na coluna da esquerda tem opções de configuração.

Crie atalho no desktop, configure conexões e salva, na proxima vez basta um clique no atalho para abrir e outro no nome da conexão!

secpanel

secpanel - A graphical user interface for SSH and SCP

Instale o pacote secpanel, linha de comando para instalar via smart

smart install secpanel

Seu funcionamento é semelhante ao putty, depois de instalado execute secpanel siga os mesmos passos indicado para o putty acima.

putty - Windows acessar Linux - configurar usuário desliga

Putty - Cliente ssh em modo texto (console) que roda no windows, este aplicativo é um executável para windows, basta fazer download e executar, informe o IP do servidor, selecione porta 22, clique em login ou conectar, informe a senha do usuário Linux valido na maquina remota e prontinho, tem um console Linux em uma janela do windows, muito útil e pratico para acessar o servidor Linux e executar tarefas Linux ou acessar diretórios que não estão compartilhandos pelo Samba, acessar arquivos de configuração ou executar tarefas do sistema Linux, entre elas, desligar micros remotamente.

Dica para desligar maquina Linux remota, com um simples clique e senha, siga estes passos.

No console da maquina Linux, conectado via ssh ou o mesmo pelo putty, como root no console, crie um usuário especifo para desligar a maquina, defina uma senha, precisa liberar o comando halt para qualquer usuário e acrescentar "/sbin/halt -p" no .bashrc deste usuario. Ou ajuste os comandos abaixo para sua instalação, depois é só copiar e colar no console do root, Exemplo para criar usuário desliga e ajustar seu .bashrc;

  #inicio
  usuario=desliga
  senha=minhasenha
  adduser $usuario
  echo $senha | passwd --stdin $usuario
  chmod +s /sbin/halt
  echo "/sbin/halt -p" >> /home/desliga/.bashrc
  #fim

Explicando:

Este procedimento funciona para login em modo texto no console local ou remotamente via ssh ou putty, funciona quando executa o bash do usuário desliga, para login local em ambiente gráfico o procedimento muda conforme o ambiente.

Nas linhas acima, cria o usuário "desliga" e define a senha "minhasenha", ajuste para seu usuário e senha.

Quando este usuário fizer login no console a maquina desliga imediatamente, o login pode ser em modo texto na própria maquina ou remotamente via ssh, em estações windows, instale o putty e configure a conexão do usuário desliga@ip-do-servidor, coloque um atalho no desktop, pra este usuário desligar o micro remoto, basta dar um clique no atalho do putty, outro clique na conexão, aguardar o momento pra digitar a senha para desligar automaticamente a maquina remota.

Procure incluir rotinas e comandos de verificação, principalmente em servidores, edite o /home/desliga/.bashrc para incluir comandos antes da linha /sbin/halt -p, como smbstatus ou outro comando que permita identificar se ainda tem usuários conectado na maquina, processos que deva ser encerrados, arquivos aberto ou condição que requer algum aviso ou procedimento antes de desligar a maquina, pode usar condição "if" para executar o shutdown ou não, exibir alguma mensagem de aviso na tela via echo "mensagem", pause, if ou outra condição qualquer...

Quando interromper o procedimento via script pode incluir um logout para desconectar o usuário ou permitir que ele vá para o shell, linha de comando, quando cair no shell, para executar o procedimento desliga novamente não precisa refazer o login, basta executar "bash".

O exemplo acima utilizo em situações de emergencia, queda de energia, manutenção e outras situações especiais, principalmente para usuários com dificuldade em lidar com Linux e acabam desligando o servidor no botão power, em condições normais os scripts de backup executa esta tarefa.

Conexões de uso frequente pode salvar o usuário e IP, em lugar de IP digite o login@ip no formato zago@192.168.1.53, para facilitar o processo de desligar, salve uma conexão com usario desliga (desliga@192.168.1.3), seleicone ssh e clique em salvar, nomeie como desliga, na proxima conexão basta um duplo clique sobre o nome da conexão para abrir o console no ponto de digitar somente a senha, este procedimento com usuário "desliga" basta um dupo clique sobre a conexão e digitar a senha para desligar a maquina remota.

Download, procure no Google por putty.exe, aparece logo nos primeiros resultados.

Winscp - Windows acessar Linux - comandos e tranferencia de arquivos

Winscp - Cliente ssh em modo gráfico que roda no windows, além das funções do putty, ele trabalha em ambiente gráfico, divide a tela em duas partes, uma para a maquina local e outra para a maquina remota, permite a troca de arquivos entre os dois sistemas com clique e arraste do mouse, muito útil e pratico para transferencia de arquivos via internet, também na rede local para acesso a outras maquinas Linux que não tem acesso via Samba, ou mesmo com o próprio servidor Samba para acessar diretórios não compartilhados pelo Samba.

Download, procure no Google por winscp.exe, aparece logo nos primeiros resultados.

Executar programas do ambiente gráfico via ssh remotamente.

Executar programas na maquina remota, utilizando, memoria e processador da maquina remota, tem a opção do boot remoto, também sobre uma conexão ssh pode executar aplicativos do ambiente gráfico instalados em outra maquina, kmail, evolution, mozilla e qualquer aplicativo do X.

Na maquina local tem que estar em ambiente gráfico, precisa fazer a conexão via terminal do ambiente gráfico, (konsole no KDE ou outro conforme o ambiente gráfico) na maquina local não precisa do mesmo pacote instalado, na maquina remota não importa se iniciou em modo texto ou gráfico, o que importa é ter instalado o pacote que deseja executar e claro o servidor X(Xfree) ou X(xorg)

Precisa configurar o ssh para exportar o X, algumas distro como no Mandriva 2006 já vem configurado, em outras como no CL10 precisa ajustar a configuração, segue exemplo para o Conectiva 10.

edite e faça esta alteração no arquivo: /etc/ssh/sshd_config, procure pela linha:

#X11Forwarding no

altere para:

X11Forwarding yes

Reinicie o servidor ssh.

service sshd restart

Ou em uma tacada só, no CL10 pode copiar e colar estas 2 linhas de comando.

sed -i "s/#X11Forwarding no/X11Forwarding yes/g" /etc/ssh/sshd_config

service sshd restart

Na maquina cliente, que vai receber as telas do programa executado remotamente, execute:

ssh -X zago@192.168.1.86

Caso tenha feito a configuração acima via ssh, então feche a conexão e faça novamente com o -X.

No exemplo acima, zago é usuário valido na maquina remota 192.168.1.86, completada a conexão, no promp basta digitar o nome do programa, por exemplo, executar o konqueror e navegar na maquina remota ou smart em ambiente gráfico na maquina remota para instalar programas:

konqueror ou smart --gui

Executar qualquer aplicativo como mozilla ou kmail, no Mandriva 2006 pode executar o configurador em ambiente gráfico, mcc ou drakconf.

Chamando kmail vai ter acesso aos e-mail da maquina remota, pode até fazer isto entre maquinas da rede interna ou via internet para acessar seu cliente de e-mail remotamente.

OU passar na linha de comando o nome do aplicativo que deseja executar, nesta opção fecha a conexão ao fechar o aplicativo, serve somente para executar comandos ou programas remotos, exemplo pesquisar no Google via Konqueror na maquina remota, passando como parametro o nome do aplicativo (konqueror) mais a string de pesquisa (howto freenx).

ssh -X -C zago@192.168.1.64 konqueror gg:howto+freenx

Neste formato de linha de comando acima, basta executar no konsole da maquina local para fazer a conexão e abrir o konqueror com o resultado da pesquisa no Google, recebe a tela na maquina local mas executa o konqueror e navega pela maquina remota.

Quando o termo da pesquisa tem mais de uma palavra, use o sinal "+" em lugar de espaço para não abrir abas para cada palavra.

Executar um ls no diretório /tmp da maquina remota

ssh -X -C zago@192.168.1.64 ls /tmp

Passando dois comandos, executar ls em /tmp e ver espaço em disco

ssh -X -C zago@192.168.1.64 ls /tmp; df

Tarefas repetitivas ou muitos paramentros, crie script.

SSH gráfico em JAVA

SSH em JAVA, deve rodar em todos ambientes gráficos. Procure pelo artigo: GUI para SCP em java no GNU/Linux em:

http://www.gulbf.com.br

Outros pacotes e indicações

X-Win32 e X-Win64 - (comercial)
Parece com NX, parece com um servidor X para plataformas Windows, software proprietário e comercial, tem versão testes, pesquise na internet por X-Win32
http://www.xwin32.com/
Mais dicas, FAQ, tutoriais e indicações sobre ssh
http://www.zago.eti.br/ssh/ssh.html
http://www.zago.eti.br/ssh/
Página principal deste site (FAQ)
http://www.zago.eti.br/menu.html