Comandos no console e script - alguns exemplos e indicação do FAQ.

Atualizado em: 23/07/2006



Sobre este documento

Original em formato texto com marcações para conversão em HTML, processo automatizado com scripts e txt2tags.

Resumo de comandos, linhas de comando e scripts mais utilizados na linha de comando, shell, console, terminal, konsole, modo texto, prompt, bash e outros nomes pelo qual é conhecida a opção de digitar o comando em ambiente texto ou " aquela tela preta".

Os comandos e dicas podem não atender as suas necessidades, não ser compatível com sua instalação, tente adaptar ao seu ambiente.

Versão deste documento em formato texto com FAQ ( Mensagens da Linux-br).
http://www.zago.eti.br/comandos.txt

Comandos mais complexos, scrips e exemplos de uso em scripts, expressões regulares, shell script e outros recursos mais avançados, veja no FAQ

http://www.zago.eti.br/script/A-menu-scripts.html

Dicas iniciais...

Neste documento tem somente alguns exemplos de comandos pra serem executados em modo texto no shell, isto quando faz boot em modo texto ou no terminal shell que abriu a partir do ambiente gráfico.

Comandos que requer poderes de root, torne root com su -, tornando root somente com su sem o -, não pega o path (caminho do root), desta forma, para executar programas do root precisa informar o caminho completo para não retornar mensagem de erro ou de "comando não encontrado" dando a impressão que não existe o programa.

Como abrir um console, terminal shell, Konsole.

A partir do ambiente KDE, clique em Menu K (fica na mesma posição do Iniciar do windows), procure por terminal, console e termos semelhantes, ou pelo atalho;

Tecle Alt+F2 e digite na caixa de comando: konsole

Abre a tela com o prompt da linha de comando, observe o sinal no prompt, quando exibe $ indica que está como usuário comum e portando com poderes limitados ao usuário, caso precise executar comandos com poderes de root, use o sudo mais o comando desejado, ou torne root no konsole com o comando su -, observe que altera o sinal na linha de comando para # e neste console tem todos os poderes, portanto use somente quando necessário e com os devidos cuidados.

Abrir novos terminais shell. A partir do login em modo texto, pressionar a tecla ALT+mais uma das teclas de função "F" de 2 a 5, assim ALT+F2, abre o terminal 2 que pode ser o mesmo usuário ou outro login, muito útil para usar um terminal na maquina local, um segundo para uma conexão via ssh ou outro aplicativo que acessa outra maquina, um terceiro para editar algum arquivo na maquina local ou remota, pode copiar e colar entre terminais, mesmo que algum deles seja de maquina remota, o terminal 1 e aberto pelo login inicial, para alternar entre os terminais abertos use ALT+F(terminal desejado) F1 é a tecla de função e não F+1, assim ALT+F1 volta ao terminal 1.

A partir de um ambiente gráfico use CTRL+ALT+F1, ...F6, com CTRL+ALT+F1 abre o console 1 e para voltar ao X com ALT+F7. com CTRL+ALT+F2 abre o segundo e para voltar ao X com ALT+F8.

A referencias ao X é a interface gráfica, ambiente gráfico, servidor do ambiente gráfico para rodar o gerenciador de janelas, na sua distro deve ter várias opções, os mais populares e também requer mais recursos da maquina, são KDE e Gnome.

K - esta letra está muito associada ao KDE, a maioria dos pacotes do KDE tem o nome iniciando com a letra k, pode associar todo pacote que inicia com k como sendo do KDE

$ no prompt de comando indica que está como usuário comum neste console, tem seus direitos limitados ao usuário em questão, dentro da linha de comando e scripts serve para pegar valores de variaveis e outras funções.

# no prompt de comando indica que está como super-usuário (root), tem todos poderes na maquina, sem limites de permissão, portanto use com cautela, em arquivos de configuração, scripts ou dentro da linha de comando tem outras funções, geralmente usado para indicar que a linha se trata de comentário e não será interpretada, muito utilizado no inicio da linha para inserir comentários em scripts e arquivos de configuração, também utilizado no corpo da linha para inserir comentários a partir dele.

/ \, no DOS se usa a barra invertida \ em caminhos dos diretórios e sub-diretórios, o equivalente no Linux é a barra normal /, exemplos, cd /etc, cd /tmp, cd /home/zago, mudar para a raiz do disco cd /

A barra \ no Linux tem outra aplicação, (scape) sentido de scapar, indicar caracteres especiais no nome de arquivos ou diretórios, use a \ antes de caracteres especiais como espaço, sinal de interrogação ou outro simbolo qualquer, exemplo para entrar no diretório com espaços no nome meus doc, use o comando `` cd meus\ doc``, tente usar a tecla TAB para autocompletar.

Também utilizada na quebra de linha de comando e scripts, longas linhas de comando pode dificultar o entendimento e até mesmo copiar e colar, para dividir a linha em varias, acrescente \ no final de cada linha, o shel não interpreta esta linha nem o caracter seguinte que é o fim de linha, interpretanto todas as linhas da squencia como sendo uma única linha.

também utilizada antes de simbolos que não deve ser interpretado pelo bash (shell), tanto em linha de comando ou script.

~ o sinal til é um atalho para o home do usuário, tem muitas aplicações, geralmente é utilizado quando está em outro local que que indicar o home do usuário, alguns exemplos; mudar para o home do usuário cd ~, copiar arquivo para o home cp arquivo.doc ~, vale também em conexões remotas via ssh.

. o ponto tem varias funções, além do uso em nomes de arquivos e diretório, serve para tornar arquivos e diretórios ocultos, quando arquivos ou diretórios iniciam o nome com um ponto, eles ficam oculto para o comando ls, para listar estes arquivos use ls -a

Também utilizado para indicar o diretório corrente, exemplo do uso com cp, dentro do diretório /tmp, copiar todos os doc de /home/zago, basta executar; cp /home/zago/*.iso ., observe que o ponto no final da linha de comando, indica como destino o diretório local, funciona mv, scp ...

SHIFT+INSERT, cola na linha de comando o que foi copiado em outro local, pode ser copia via CTRL+C de algum editor ou navegador, pode copiar da web e colar no console, também via mouse, selecionar e copiar, neste caso pode ser de outro terminal ou até mesmo copia de comandos que estão no próprio console, copiar parte do que está na tela para colar na linha de comando.

Tecla TAB serve para autocompletar comandos, nomes de arquivos ou diretórios, a tecla TAB geralmente fica no lado esquerdo do teclado, tem impressa duas setas opostas no sentido horizontal, inicie a diditação do comando e tecle TAB, quando não tem mais de uma opção irá completar o comando, pressionando duas vezes lista todas as opções, continue digitando e TAB, faça um teste que é fácil de pegar o funcionamento, exemplos; digite whe e pressione o TAB que deverá completar a palavra whereis, tente com comandos conhecidos em sua instalação, cdre mais a tecla TAB deve completar cdrecord

Seta para cima e para baixa serve para navegar no histórico de comandos, seta de direção que aponta para cima, a cada toque exibe uma linha de comando que foi executada, seta para baixo volta para os comandos mais recentes, prático para acessar o histórico de conmandos, enter sobre a linha executa novamente.

Rolar a tela, scroll, SHIFT+PageUp e SHIFT+PageDown, permite acessar resultados no console que já não estão mais vísiveis na tela, rola a tela para cima e para baixo.

CTRL+ALT+BACKSPACE (RETROCESSO), mata o X, ambiente gráfico, quando trava o ambiente gráfico, para reiniciar somente o ambiente gráfico, pressione estas teclas simultaneamente.

CTRL+ALT+DEL é configurado no sistema, algumas distribuições configura para reiniciar o sistema, reboot, na sua instalação pode dar outra destinação a elas.

Nomes de arquivos pode conter até 256 caracteres, incluindo, letras, numeros, ponto".", underline"_", hifen"-". Não recomendado o uso de caracteres especiais e simbolos.

Considere que Linux diferencia letras maiúsculas de minúsculas, o arquivo zago é diferente de Zago e zAgo, pode ter os 3 arquivos no mesmo diretório, isto é chamado de "case sensitive"

Identificar unidades de discos e partições, no Linux tudo é idenficado como diretório, até mesmo o CDROM tem que ser montado para acessar, normalmente se monta o CDROM em /mnt/cdrom e para acessa-lo, basta acessar o ponto de montagem que neste exemplo é /mnt/cdrom, não existe as unidades de disco como no windows C: D:, tem que acessar o diretório ou ponto de montagem que será visível também como um diretório, algumas distro utilizam outro ponto de montagem e monta automaticamente quando insere o CD na unidade.

São muitos comandos (aplicativos na linha de comando) dificilmente voce utilizara todos os recursos do Linux e também seus comandos, considere como ferramenta poderosa para casos especiais, principalmente em servidores que não tem ambiente gráfico, ou quando falha a inicialização em modo gráfico, utilizar em scripts, criar seu arquivo de comandos para depois copiar e colar em lugar de digitar, quem já domina e conhece é um caso à parte.

Aos iniciantes o uso de comandos em modo texto parece assustador, pode acreditar que é uma maneira muito eficiente e prática, não precisa ficar digitando tudo, pode copiar e colar a linha de comando, usar o histórico, tecla tab para completar e muitos outros recursos e teclas de atalho.

Algumas dicas bem prática e fácil, voce vai se impressionar com a facilidade de uso e poder deste recurso, mais ainda quando descobrir o que se pode fazer em shell-script.

No ambiente grafico, com seu editor preferido crie um arquivo para colocar as linhas de comando de uso mais comum, quando precisar executar o comando, basta abrir o documento, copiar a linha de comando e depois colar no terminal shell, faça um teste agora, copie esta linha:

cat ~/.bash_history

Agora abra um terminal, posicione o cursor do mouse dentro da janela do terminal e clique com botão do meio, botão auxiliar ou com as teclas SHIFT+INSERT, uma destas ações vai colar a linha de comando no terminal, um enter executará a linha que vai mostrar seu historico de comandos, provavelmente deverá estar vazio se ainda não executou algum comando no bash, teste outros exemplos de comandos citados neste documento, também pode copiar varias linhas de comando em uma tacada só, repita o teste, copie e cole todas estas linhas:

     ls -la
     cat --help
     pwd
     whereis cat

Depois de colar o comando acima eles já ficam no historico, para acessa-los novamente basta usar a tecla de direção para cima e para baixo, enter executa a linha de comando em exibição no prompt.

Crie seu próprio arquivo de comandos, vai executar tarefas mais rapidamente, evita esquecer a linha de comando e erros de digitação, também pode copiar parte da linha de comando e usar a tecla tab pra completar e muitos outros recursos, lembre que pra selecionar, copiar e colar o mouse funciona em todos os ambientes e nos dois sentidos, texto -> gráfico e gráfico -> texto.

Descobrindo qual o comando, páginas de ajuda do sistema.

Talvez a parte mais difícil é descobrir qual o comando para executar a tarefa desejada, não tenho a receita, tente esta dica que ajuda muito.

Quando você sabe o que quer fazer, mas desconhece o comando apropriado

man -k keyword

onde keywork é o termo, comando ou palavra que procura, ( -k ) é equivalente ao comando apropos, ( -K ) pesquisa por uma determinada cadeia de caracteres em TODAS as página de manual, ou

apropos keyword

Quanto mais abrangente a keyword, maiores as chances de encontrar o que procura.

Nota: keyword pode ser qualquer verbo ou nome que possa descrever o que você está tentando fazer, bom lembrar que tudo em ingles, veja os resultados na procura por copia:

  [root@gaqcl10 apt]# man -k copia
  copia: nothing appropriate
  [root@faqcl10 apt]# man -k copiar
  copiar: nothing appropriate

Agora com a keyword em ingles, veja o resultado de: man -k copy

  [root@faqcl10 apt]# man -k copy
  cp                   (1)  - copy files and directories
  cpio                 (1)  - copy files to and from archives
  dd                   (1)  - convert and copy a file
  ginstall [install]   (1)  - copy files and set attributes
  mcopy                (1)  - copy MSDOS files to/from Unix
  scp                  (1)  - secure copy (remote file copy program)
  xfs_copy             (8)  - copy the contents of an XFS filesystem
  xfs_rtcp             (8)  - XFS realtime copy command

Quem não entende o ingles faça como eu, use a intuição que funciona, tente com variações da palavra, partes da palavra que voce acha que possa ser, sinominos, e etc..., vale também usar um tradutor, mesmo que seja o google ou altavista pra traduzir palavras do ingles pra portugues, pode acreditar, é muito simples, fácil e prático, basta tentar.

Geralmente no final do texto voce encontra algo semelhante a:

VEJA TAMBÉM ou SEE ALSO, consulte também estas indicações,

execute man mais a indicação.

No resultado do comando man man voce encontra isto:

  VEJA TAMBÉM
         apropos(1), whatis(1), less(1), groff(1).

Pesquise no Google, depois que descobrir o comando, procure combinar diversas opções para refinar a pesquisa, algumas sugestões de pesquisa no Google sobre o comando sed:

    Re: sed ~linux
    sed ~linux
    how to sed ~linux
    define:sed

FAQ com mais dicas e indicações sobre as páginas do manual em
http://www.zago.eti.br/man.txt

Onde ficam e como instalar os comandos

A maioria dos comandos são comuns em todas as distros, cada comando tem um executável, script ou link apontando pra um aplicativo, e também alguns poucos poucos comandos "builtin", exemplo o comando read do bash.

A maioria dos comandos são aplicativos que estão instalados em /bin/ e /usr/bin/, alguns estão em outros sub-diretórios, cada comando tem um executável e pagina de manual, alguns comandos tem pacote próprio, muitos comandos são instalados por pacotes como util-linux e coreutils, isto pode diferenciar um pouco conforme a distribuição, perfil de instalação, pode instalar a qualquer momento, alguns requer poderes de root e estão somente no path (caminho de pesquisa) do root, sempre que tornar root use su - (su espaço sinal de menos) assim vai pegar o path do root, sem o sinal menos também torna root mas não atualiza o path e portanto falha na execução de alguns comandos, a seguir algumas dicas comum, inclue comandos referente aos gerenciadores de pacotes e configuração que tem grandes diferenças entre as distros, os comandos sobre rpm e apt funcionam na maioria das distros que utilizam pacotes rpm, a mensagem de retorno pode ser diferente em algumas, caso falhe em distro derivadas do Debian ou outra que não utiliza rpm, procure pelos comandos especificos sobre e tutorias da distro.

Dicas e comandos especificos de algumas distribuições Linux, gerenciadores de pacotes e configuração em geral
http://www.zago.eti.br/distro/A-distro.html

Ver os aplicativos do pacote util-linux e coreutils, execute:

info coreutils

info util-linux

Acessar o help especifico de um aplicativo listado em info coreutils digite info coreutils aplicativo, exemplos:

info coreutils cat

Veja também outros resultados sobre o cat

     man cat
     cat --help
     info cat

Explore também as pesquisas com gerenciador de pacotes da sua distro, são diferentes porque cada distro usa o seu, entre eles estão o rpm, apt, synaptic, smart, urpmi, yum, yast, e etc.. veja mais detalhes no FAQ especifico deles, aqui vai alguns exemplos de comandos úteis com apt e rpm.

Listar pacotes com alguma referencia a expressão "util"

apt-cache search util

O comando info lista diversos comandos com o breve relado da aplicação e seu respectivo pacote instalador.

Refinar a pesquisa sobre os pacotes listados, aplique rpm -ql mais o nome do pacote listado com o comando acima, exemplo para listar todos os utilitarios que fazem parte do pacote:

rpm -ql util-linux

rpm -ql coreutils

Existem muitos utilitarios, a instalação automatica deles depende da distribuição, perfil de instalação ou requer instalação manual, o que tem em comum é um pacote para instalar o executável e sua documentação.

Identificar qual o pacote rpm que instalou determinado programa, informe o caminho ou vá até o diretório onde está instalado e execute:

rpm -qif nome-do-executável

por exemplo em /bin tem diversos executáveis, entre eles o sed, pra saber a qual pacote ele pertence, execute:

rpm -qif sed

Faça o mesmo para os demais executáveis como ls, cp, dd e etc..

Whereis localiza onde está o executável, ex.:

whereis cat

Mais informação sobre o comando, pegue o caminho indicado no resultado de whereis e execute:

rpm -qif /caminho/<comando>

rpm -qif /bin/cat

Refinando a pesquisa com grep, exemplo para retornar somente o nome do pacote que instala:

rpm -qif /bin/cat | grep "Name"

Tem mais informação, todos eles tem sua pagina no manual, pra obter mais informação consulte o manual do comando, pra alguns comandos tem arquivo especifico neste FAQ, com exemplos de uso, dicas e FAQ com mensagens que circulou na lista Linux-br, procure neste site pelo arquivo com o nome do comando pacote ou serviço.

Veja o FAQ sobre o google, na caixa de pesquisa coloque o comando mais +bash ~linux, faça um teste com pesquisas semelhantes a:

cat +bash ~linux

cat +shell ~linux

Identiticar tipo e local onde está o executável

Por padrão o pacote coreutils faz parte do perfil de instalação, dificilmente será necessário fazer a instalação manual, caso seja necessário, execute como root em um terminal:

apt-get install coreutils

Utilize o caminho completo em scripts, utilize whereis pra descobrir onde está o executável, ex.

whereis cp

whereis du

Identificar o tipo de arquivo, em Linux não importa o nome nem a terminação do arquivo, use o comando file para saber se é um executável, script, link simbolico, texto ou outro formato, execute file /caminho/nome-do-arquivo, ex:.

  Programa executável retorna:
  
  [root@faqcl10 bin]# file /bin/ls
  ls: ELF 32-bit LSB executable, Intel 80386, version 1 (SYSV), for
  GNU/Linux 2.2.5, dynamically linked (uses shared libs), stripped
  
  Script retorna:
  
  [root@faqcl10 ppp]# file /etc/ppp/ip-up
  ip-up: Bourne shell script text executable
  
  Link simbolico retorna:
  
  [root@faqcl10 bin]# file /usr/bin/vi
  vi: symbolic link to `/etc/alternatives/vi'
  
  Arquivo texto comum e arquivos de configuração retornam:
  
  [root@faqcl10 etc]# file /etc/hosts
  hosts: ASCII text
  
  Imagem ISO de CD
  
  [root@faqcl10 zago# file clive-20040828_kde3.3.iso
  clive-20040828_kde3.3.iso: ISO 9660 CD-ROM filesystem data
  'Conectiva Live CD sn20042808   ' (bootable)

Não basta ler, precisa praticar

Tenho observado muitas pessoas estudando Linux, os motivos são os mais variados, uns porque precisam, outros porque querem, outros porque tem que aprender, outros é porque ouviu dizer que é melhor e quer conhece-lo, outros é porque já descobriram que tem que mudar, está preocupado com a expressão:

"Ou voce muda ou mudam voce"

O mais impressionante é que estas pessoas querem fazer isto utilizando o windows, incrivel como eles falam mal do Windows e utilizam o Outlouco para mandar e-mail pra listas ou foruns, acessam meu FAQ pelo I.E., quando solicito para enviar os resultados dos logs eles não conseguem porque não estão utilizando o Linux, somente querem um receita pronta, disparam perguntas em tudo quanto é forum e listas, não fazem o mais importante que é testar o comando pra ver os resultados.

Veja o fonte do e-mail e a assinatura de algumas mensagens de quem se apresenta como usuário Linux, nem todos é claro, mas encontrará muitos quem se apresentam como usuários ou administrador de redes Linux e não usam Linux.

Agora imagine como estas pessoas poderão saber o resultado de um comando Linux?

Como consultam o manual do Linux, man?, Como praticam?, Como poderão aprender algo sobre um sistema que não utilizam?, Porque não utilizam o próprio Linux?, porque não instalam o Linux e windows na própria maquina?, porque não utilizam uma distro que roda a partir do CD, quase todas as distro disponibilizam uma versão em live CD, não precisa instalar, roda a partir do CD.

Estas e outras perguntas, ainda não tenho as respostas, como não sou "genio" precisei instalar o Linux na minha maquina e utiliza-lo no dia a dia pra aprender alguns comandos e algumas coisas sobre Linux, somente depois que passei a usar o Linux descobri o quanto ele é melhor, mais fácil de usar, mais seguro e mais produtivo trabalhar com Linux.

Preciso de opiniões de quem estuda Linux e ainda utiliza windows, caso voce esteja nesta condição, por favor, ajude-me a entender, mande tua receita de sucesso para zagolinux@uol.com.br, gostaria muito de saber como aprender a configurar outro sistema operacional sem utiliza-lo.

Tente não fazer comparações ou procurar comandos equivalentes com outros sistemas operacionais, operando em ambiente gráfico o resultado no video não existem diferenças, em modo texto, (prompt, terminal, linha de comando ou shell) que é tudo a mesma coisa com nomes diferentes, lembra e alguns fazem comparação com o prompt do DOS, isto é um erro, este prompt no Linux tem muito mais poder e muitas ferramentas poderosissimas que possibilitam mesmo em modo texto navegar na Web e enviar e-mail, veja neste site lynx.txt e mutt.txt.

Serviços ou comandos que parecem complexos podem ser simplificados com uso de scripts que é outro recurso fabuloso no mundo Linux, entenda o Linux que voce pode fazer muito mais com menos esforço, só precisa ler um pouquinho e praticar.

Lembre também que os computadores não precisam de ambiente gráfico, isto é uma facilidade para os humanos e principalmente quando estas ferramentas gráficas são mais indicadas, tornam as coisas mais fáceis, mais produtivas e valorizam o uso da informática. Mesmo longas ou complexas linhas de comando podem ser colocadas em scripts, acrescentadas na configuração do sistema ou copiadas e coladas, pode até editar e copiar no ambiente gráfico e coladas na linha de comando.

No Linux não tem um arquivão (caixa preta) com todas as configurações, todas as configurações estão em arquivos texto, com comentarios e facilmente configuraveis via editor de texto, scripts, linha de comando, aplicativos especificos pro pacote, também tem ferramentas próprias pra configuração em embiente gráfico, voce faz a escolha, pode copiar a configuração de outra instalação, editar o arquivos de configuração ou usar ferramentas como linuxconf, webmin ou outra ferramenta gráfica que faz o mesmo trabalho com clique do mouse.

O mesmo acontece com as linhas de comando, voce pode localizar arquivos via ambiente gráfico ou pela linha de comando, longas ou complexas linhas de comando, voce pode salva-las em um arquivo e quando precisar pode abrir o arquivo em ambiente gráfico, selecionar e copiar a linha, depois no terminal basta colar, veja mais dicas sobre este recurso no FAQ:
http://www.zago.eti.br/cp.txt

Arquivos e diretórios - acessar, localizar, manipular, copiar, permissões.

Existem diversas ferramentas e formas de pesquisa no disco, neste tópico, algumas ferramentas e comandos para uso em linha de comando ou script.

Em ambiente gráfico procure na sua instalação pelas ferramentas disponiveis, procure no KDE por kfind

cd - navegar em diretórios

http://www.zago.eti.br/cd.txt

ls - LisTar arquivos e diretórios

listar e localizar arquivos, permite diversos parametros.
ls Lista os arquivos, mesmo que dir do DOS. Atributos comuns:
-a = mostra arquivos ocultos
-l = mostra bytes, permissoes, diretorio, etc.

ls /usr/local

ls -la /usr/local Mostra também os arquivos ocultos e outras informações sobre os arquivos e diretórios

til `` ~`` representa o home do usuário, exemplo para listar home do usuário a partir de outro diretório

zago@serv$ ls -la ~

ls /usr/local | less lista os arquivos/diretórios com parada por página.

SHIFT + PageDowm/PageUp para rolar a tela, scroll, voltar - tecle q pra sair

http://www.zago.eti.br/ls.txt

lsof - lsof lista todos os file descriptors abertos no sistema.

lsof -u nomedelogin

ver quais os arquivos zago está usando:

lsof -u zago

http://www.zago.eti.br/log.txt

find - localizar arquivos

find - poderoso utilitário para localizar arquivos.

Conheça também Locate

locate - Localizar arquivos. Sendo que antes de executá-lo pela primeira vez deve-se usar o "updatedb" para criar o banco de dados e deve-se executá-lo freqüentemente (sempre que se instalar/remover) programas do micro.

O Comando "updatedb" atualiza o banco de dados com informações de todos os discos montados, trocar CD, montar ou desmontar partições precisa executa-lo novamente, para não incluir o CD na pesquisa, lembre de remover a mídia antes de atualizar o banco de dados. Rode o updatedb regularmente.

Ex.: locate fvwm | less. Encontrara todos os arquivos e diretórios que contenham "fvwm" em seu nome num piscar de olhos: fvwm, fvwm2, fvwm95,...

Veja mais sobre find, locate e combinações de uso e outros recursos.
http://www.zago.eti.br/find.html
http://www.zago.eti.br/find.txt

file - identificar o tipo de arquivo

No linux a terminação do arquivo não tem o mesmo significado que tem tem no DOS/WIN, um executavel pode ter qualquer extensão, para identificar o formato do arquivo use o file

   file /etc/resolv.conf
  resolv.conf: ASCII text
  
   file cat
  cat: ELF 32-bit LSB executable, Intel 80386, version 1 (SYSV),
  for GNU/Linux 2.0.0, dynamically linked (uses shared libs), stripped
  
   file contrato.doc
  contrato.doc: Microsoft Office Document

Páginas do manual: man file

pwd - exibe diretório corrente

pwd - mostrar o diretório corrente, na realidade um acrônimo de print working directory, digite pwd para exibir o caminho completo do diretório atual.

path = caminho de pesquisa

A variável PATH armazena os possíveis diretórios onde se busca um arquivo executável.
http://www.zago.eti.br/path.txt

rm - remover - apagar - excluir - deletar - arquivos ou diretórios

http://www.zago.eti.br/rm.txt

mkdir - criar diretórios

mkdir novodir

Criar diretório em um local específico

mkdir /home/clientes/novodir

mkdir -p /dir1/sub1/sub2 (criar toda a hierarquia de diretórios).

http://www.zago.eti.br/mkdir.txt

cp - copiar arquivos e diretórios

cp e cpio

O comando cp e cpio são usados para copiar arquivos ou diretórios.
http://www.zago.eti.br/cp.txt
http://www.zago.eti.br/cpio.txt

mv - mover e renomear arquivos e diretórios

mv - Move ou renomeia arquivos/diretorios de um lugar ao outro. Também sobrepõe o arquivo se ele já existir sem pedir confirmação alguma (exceto nos Red Hats, que vem com uns aliases de segurança).. Exs.: mv /usr/src/arq.txt /home/arq.txt

Renomear, tem comando próprio rename, ex:

rename arquivo.antigo arquivo.renomeado

mv também renomeia arquivos, exemplo:

mv arquivo.antigo arquivo.renomeado

Mais detalhes, dicas, FAQ e exemplos em
http://www.zago.eti.br/mv.txt

touch - criar e modificar data do arquivo

Criar arquivo e modificar data do arquivo.
http://www.zago.eti.br/touch.txt

HD, CDROM, DVD, CDR/RW, floppy - acesso, montagem, partições, manutenção, informações, comandos úteis

Acessar unidades de discos e partições, montagem

Acesso aos discos e partições requer a montagem dos mesmos, não se trata da montagem fisica, instalar e conectar o hardware, não basta a instalação e montagem fisica , antes de acessar precisa montar o sistema de arquivos, pode automatizar a montagem junto com o boot da maquina, instalar ferramentas que faça a montagem e desmontagem automatica na troca da mídia, fazer uso de ferramentas, comandos ou scripts, tem muitas opções, dependendo da distro e perfil de instalação pode incluir pacotes que automatizam a montagem, nestes casos funcionam de forma transparente, basta um clique sobre o icone que representa a unidade, veja dicas, exemplos, indicações de tutoriais e FAQ em;
http://www.zago.eti.br/mount.txt

CDROM, gravador de CD e DVD, CDR, CDR/RW.

Ambiente gráfico, no inicio de cada FAQ indicado abaixo, tem indicações de pacotes especificos para uso em ambiente gráfico, veja também as indicações para uso via rede e web

Gravador de CD.
http://www.zago.eti.br/cdr-dvdr.html

montagem e acesso ao CDROM
http://www.zago.eti.br/cdrom.txt

FAQ, indicações e dicas sobre DVD
http://www.zago.eti.br/dvd.txt

copia de CD, criar e gravar imagens ISO.
http://www.zago.eti.br/iso.txt

fsck - reparar sistema de arquivos

Utilitario para reparar arquivos corrompidos por desligamento incorreto, como queda de energia e outros problemas em disco.
http://www.zago.eti.br/fsck.txt

fdisk - manipular partições do disco fixo, criar, remover e definir partição ativa

Utilitário para corrigir eventual corrupção de arquivos no HD, corrigir problemas no sistema de arquivos provocados por defeitos no HD, ou quando desliga de maneira incorreta.

Com a opção -l exibe os HD e as partições, útil pra identifiar qual partição deseja montar, por exemplo: fdisk -l
http://www.zago.eti.br/fdisk.txt

Copia de HD, clonar instalação, backup e restore de instalações, copia da MBR

Dicas, exemplos, FAQ, indicações de ferramentas e tutoriais;
http://www.zago.eti.br/hdclone.txt
; http://www.zago.eti.br/ghost.txt

Backup e restore de instalações windows - Tutoriais, exemplos e dicas.
http://www.zago.eti.br/boot-dual-win-e-linux.txt
http://www.zago.eti.br/boot-dual-win-e-linux.html

recuperar dados, restaurar instalação,

http://www.zago.eti.br/recuperar.txt

Espaço em disco e estatisticas - Ambiente gráfico

No CL10 tem o fsview plugin para konqueror, precisa instalar o pacote konqueror-addons:

apt-get install konqueror-addons

Procure no menu do KDE ou no konsole execute: fsview

Este comando abre uma janela no KDE com informação do diretório de onde executou o comando.

xdu = xdiskusage - Procure também pelo pacote xdu
http://xdiskusage.sourceforge.net/
KDE, procure por "Free Disk Space Applet" na sua distro ou em:
http://www.kde-apps.org/
filelight - resultado em graficos...
http://www.kde-apps.org/content/show.php?content=9887

du e df - espaço em disco, exemplos de comando e scripts

du - exibe espaço ocupado por diretórios e sub-diretórios, varias opções de resultados, os maiores, por usuários e etc...
http://www.zago.eti.br/du.txt

Mais informações sobre HD e disco fixo, IDE, SATA, SCSI, USB.

http://www.zago.eti.br/hd.txt
http://www.zago.eti.br/particao.txt
http://www.zago.eti.br/hd-sata.txt
http://www.zago.eti.br/scsi.txt
http://www.zago.eti.br/usb.txt
http://www.zago.eti.br/usb-pendrive-hd-cd.txt
http://www.zago.eti.br/arq_sistemas.txt

disquete - floppy, acesso e uso em geral.

http://www.zago.eti.br/floppy.txt

Gerenciadores de boot - grub e lilo, recuperar, nova senha de root

http://www.zago.eti.br/grub.txt
http://www.zago.eti.br/lilo.txt

Log, registros de ocorrencias, mais informações do sistema

bash - console, shell, terminal, linha de comando.

bash

Existem diversos interpretadores de linha de comando, na maioria das distro a shell padrao é a bash, entre outros serviços, armazena os ultimos comandos executados, este historico de comandos fica no arquivo .bash_history que fica dentro do home
de cada usuário, veja mais dicas e como recuperar a linha de comando.
http://www.zago.eti.br/bash.txt

Nome e IP da mquina local

hostname hostname (retorna o dominio local)

hostname -i (retorna o ip local.)

Veja também o resultado de ifconfig, route,

Use o comando cat para visualizar o conteúdo do arquivo que armazena a inforamção, alguns exemplos:

  [zago@faqcl10 t2t]$ cat /etc/resolv.conf
  search zago.eti.br
  nameserver 200.204.0.138
  
  [zago@faqcl10 t2t]$ cat /etc/hosts
  127.0.0.1       localhost.localdomain   localhost
  192.168.1.53    faqcl10.zago.eti.br     faqcl10
  
  [zago@faqcl10 t2t]$ cat /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0
  DEVICE="eth0"
  ONBOOT="yes"
  BOOTPROTO="none"
  IPADDR="192.168.1.53"
  NETMASK="255.255.255.0"
  HOSTNAME=faqcl10
  DOMAIN=zago.eti.br

dmesg - log da inicialização do sistema

Exibe o hardware detectado no boot e as mensagens de inicialização do sistema, alguns exemplos de comando

  dmesg
   dmesg | less
   dmesg | grep hd
   dmesg | grep CDROM

echo - exibir conteúdo de variaveis, linha de texto

echo ele vem no pacote coreutils

Alguns exemplos, pra exibir o conteudo da variavel LAN, idioma em uso no sistema: echo $LANG

Exibir $?, status do ultimo comando executado: echo $?, ideal para uso em scripts, indentificar se o comando foi bem sucedido ou não. tem diversos exemplos no diretório sobre script.

Consulte o manual:

man echo

info echo

Dicas e exemplos de uso do comando echo estão espalhadas por diversos FAQ, tem alguns exemplos para exibir caracteres especiais : http://www.zago.eti.br/script/tabelas-codigos.txt

tail - consultar arquivos de log - acompanhar os registros nos logs enquanto são formados - em tempo real

Dicas, FAQ, indicações e exemplos de comando em
http://www.zago.eti.br/log.txt

Tail mostrar as últimas n linhas de um arquivo, o head mostra as primeiras linhas de um arquivo.

tail -n nome do arquivo (default n=10)

tail -n 1 arquivoquevcquerler

isso irá ler a última linha e cair imediatamente para a shel .. Ler as ultimas 50 linhas:

tail -50 arquivoquevcquerler

Ficar aguardando sempre a última linha...

tail -f arquivoquevcquerler

muito útil pra acompanhar as entradas nos arquivos de log no momento que eles acontecem, ex:

tail -f /var/log/squid/access.log

Ver as primeiras linhas de um arquivo, utilize o head, exemplo:

head -50 arquivoquevcquerler

top - Monitorar, acompanhar procesoss - informações gerais

Utilitario para acompanhar uso de CPU, memoria processos e etc...
http://www.zago.eti.br/top.txt

kernel - informações sobre versão e dicas.

FAQ e indicações para outros arquivos do FAQ, pra compilar kernel, carregar modulos e etc...

uname -a mostra versão do kernel do Linux.

uname -r exibe versão do kernel.

more /proc/version

cat /proc/version

arch - arquitetura do kernel
arch - exibe a arquitetura do kernel em uso, i386 ... i686

  [zago@faqcl9 zago]$ arch
  i686
Mais sobre kernel em
http://www.zago.eti.br/kernel.txt

Arquivos - compactar e descompactar, quebrar em partes, backup e restore

tar - empacotador de arquivos

http://www.zago.eti.br/tar.html
http://www.zago.eti.br/tar.txt

zip - compactar e descompactar arquivos

Utilitarios de compactação e descompactação de arquivos:
zip, unzip, bzip, bzip2, pkzip, pkunzip gzip e muitos outros zip,
http://www.zago.eti.br/zip.txt

split - dividir arquivo em partes - quebrar arquivo

Dividir arquivos e partes menores para gravar em disquetes, CD DVD ou facilitar no transporte via rede/internet.
http://www.zago.eti.br/split.txt

Arquivos na rede - acessar, copiar, transferir, download, upload

Movimentar arquivos entre maquinas, em ambiente gráfico KDE, procure por ftp, fish e smb em:
http://www.zago.eti.br/konqueror.txt

A partir do ambiente gráfico, entre no console (terminal em ambiente texto) para fazer conexão com maquinas remotas, montar compartilhamentos, utilizar aplicativos na linha comando ou executar scripts, indicação de alguns recuros que permite a montagem manual ou automatizado no boot, depois de montado pode acessar via konqueror no ambiente gráfico, veja mais detalhes sobre;

Acessar compartilhamentos Linux.
http://www.zago.eti.br/nfs.txt

Acessar compartilhametos Windows em ambiente texto - console - shell...
http://www.zago.eti.br/ssh/ssh.txt

Conexões ssh em console aberto a partir do ambiente gráfico, pode fazer copia entre o terminal e ambiente gráfico, utilize o mouse para selecionar e copiar em um ambiente e colar no outro, funciona nos dois sentidos, muito prático para copiar resultados de comando ou colar linhas de comando.

wget - download de arquivos ou sites inteiro ( em linha de comando ou script

wget - utilitário para download, baixar arquivos ou site inteiro.
http://www.zago.eti.br/wget.txt

ftp - tranferencia de arquivos em rede, atualizar sites, comandos e scripts

http://www.zago.eti.br/ftp.txt

lynx - navegador em modo texto

Navegador em modo prompt, permite navegar na internet em modo texto.
faça um teste, a partir de um terminal shell, prompt da linha de comando digite:

lynx www.zago.eti.br/comandos.txt

http://www.zago.eti.br/lynx.txt

P2P, kazaa, bittorrent e outras redes com troca de arquivos

Bittorrent, download de imagens ISO de diversas distro, em ambiente gráfico ou na linha de comando.
http://www.zago.eti.br/bittorrent.html

Algumas indicações e FAQ sobre redes P2P.
http://www.zago.eti.br/p2p.txt
http://www.zago.eti.br/kazaa.txt

Pesquise também sobre; lopster, lmule, Giftd, LimeWire

Processos - iniciar - parar - matar - encerrar - identificar

Em sistemas Linux nunca precisa reiniciar a maquina, todos os serviços tem o comando próprio para iniciar e encerrar, quando falhar o modo normal e recomendado, como ultima opção resta a força bruta (matar o processo), mas isto dever ser utilizado em casos extremos.

Automatizar inicialização de serviços junto com o boot da maquina

O procedimento para inicialiar um serviço é praticamente o mesmo em qualquer distro, Algumas distro facilitam estas operações atraves de scripts, reduzindo a tarefa a um único comando, alguns serviços requer comandos ou scripts especiais, de qualquer forma, quando não estão disponiveis junto com o pacote instalador porque instalou a partir dos fontes ou outro motivo qualquer, resta a opção de cria-los ou fazer tudo manual, veja exemplos, dicas e FAQ em;

http://www.zago.eti.br/iniciar.txt

Processos ativos - que estão rodando

Informações sobre os processos que estão rodando na maquina.

ps -aux

Árvore de processos (quem chamou quem)

/usr/bin/pstree | more

veja também os resultados do top.
http://www.zago.eti.br/top.txt

nice - definir prioridades na execução de programas.

renice

Serve pra redefinir a prioridade do prcesso.

Mais dicas e FAQ sobre processos em
http://www.zago.eti.br/processos.txt

kill - Encerrar (matar) processos na força bruta.

Lembre que programas com banco de dados aberto pode corromper arquivos, nestes cassos procure pela opção mais adequada, encerrar o processo com: service nome-do-daemom stop. Quando sabe o nome do processo, encerre o processo através do comando:

killall <nome_do_processo>; ex.: killall netscape

quando não sabe o nome do processo, procure o PID numero do processo, ps -aux vai listar todos os processos que estão rodando e seu numero PID depois é só executar: kill -9 <id_do_processo>.

O xkill serve pra matar processos que estejam rodando no ambiente gráfico, quando um aplicativo em ambiente gráfico travar, abra um terminal e execute xkill, vai mudar o cursos do mouse, leve este cursor sobre a janela que travou e click sobre a janela do processo que deseja encerrar, cuidado pra não dar click em outra janela, ele vai matar o processo sob a tela que der o primeiro click.

kill - finaliza um processo

kill vem no pacote coreutils

paginas do manual:

man kill

killall - kill processes by name

killall vem no pacote psmisc

Consulte o manual:

man killall

xkill - kill a client by its X resource

xkill vem no pacote xfree86-progs

Manual, veja pelo ambiente gráfico ou no prompt:

man xkill

http://www.zago.eti.br/kill.txt

Convert - converter formato de arquivos, diversas opções a aplicativos de conversão

tr - altera ou apaga caracteres

tr vem no pacote coreutils

Consulte no manual: man tr, ``tr --help, info tr

Troca caracteres em um arquivo, serve também para converter de maiusculas pra minusculas e vice versa.

Mais dicas, FAQ e indicações de outros documentos relacionados a conversão, veja em
http://www.zago.eti.br/convert.txt

Neste FAQ muitas dicas sobre conversão em geral, de um formato para outro, de um sistema operacional para outro, converter arquivos do sistema windows para Linux e vice versa, converter arquivos de um aplicativo para outro, etc..

Converter fotos.
http://www.zago.eti.br/convert-fotos.txt

Converter de texto para HTML - Converter documento texto em página HTML, criar documentos em HTML mesmo sem conhecer codigos em HTML, documentos como este que voce está lendo, foi criado a partir de uma linha de comando para criar esta página, converter o texto em página HTML, veja sobre txt2tags em:
http://www.zago.eti.br/script/txt2tags.txt
http://www.zago.eti.br/html.txt

Acesse o original desta página em formato texto puro, sem codificação HTML, antes da conversão com txt2tags;
http://200.204.198.164/zago/comandos.t2t
e-mail - Conversão de mensagens em clientes windows para clientes em Linux e entre outros clientes de e-mail.
http://www.zago.eti.br/email/converter-pra-linux.txt
Conversor de formatos de audio, mp3 e outros formatos.
http://www.zago.eti.br/mp3.txt

Administração remota

Administração remota - Maquinas sem ambiente gráfico podem ser administradas remotamente utilizando o ambiente gráfico de uma estação, por exemplo servidores que não precisam ou não estejam rodando ambiente gráfico, podemos adminstra-los via ambiente
gráfico de uma estação qualquer, conheça estes recursos.

Configuração e administração em geral, são varios serviços, analize de logs e etc...
http://www.zago.eti.br/webmin.txt

ssh
Conexão com a diretiva -X permite executar programas na maquina remota e receber as telas em ambiente gráfico, faça a conexão a partir de um console do ambiente gráfico (konsole) e execute os programas a partir da linha de comando na maquina remota, exemplo;

efetuar a conexão: ssh -X zago@192.168.1.53

Funciona também via internet, Completada a conexão, para executar o drakconf (configurador do Mandriva), basta, tornar root e digitar na linha de comando drakconf para abrir o ambiente grafico na sua maquina, veja mais sobre configuração e uso do ssh em
http://www.zago.eti.br/ssh/ssh.html

Agendar execução de script - automatizar tarefas

Utilize scripts pra automatizar processos repetitivos, em sistemas GNU/LINUX este recurso é muito poderoso, veja alguns exemplos e modelos em:
http://www.zago.eti.br/scrip/
http://www.zago.eti.br/agenda.txt

scrol - rolar a tela em modo texto

Scroll look, rolar linhas ou telas em modo prompt, a tecla Shift juntamente com as teclas de Up ou Down permite voltar a tela pra ver comandos ou resultados que já não estão visiveis na tela.

A tecla TAB serve pra completar nomes de arquivos e diretórios, após o comando digite as iniciais do arquivo ou diretório e depois a tecla table pra completar o nome do arquivo ou diretório, também pode executar um ls pra visualizar os arquivos e diretórios, depois basta selecionar com o mouse e dar um clique com botão auxiliar ou o do meio pra colar onde está o prompt da linha de comando.

Acessar os ultimos comandos, use as setas pra voltar, eles estão no arquivo .bash_history dentro do home do usuário, tem muitas opções, veja mais no FAQ:
http://www.zago.eti.br/bash.txt

usuários, manutenção de usuários, senhas, permissões e controles diversos

usuários e senhas

adduser e passwd

Este comando deve ser executado pelo root, serve pra criar usuários, execute adduser nome-de-login, ex.:

adduser zago
adduser antonio

depois de criar o usuário precisa definir uma senha, utilize o comando passwd nome-de-login, ex:

passwd zago
passwd antonio

O comando passwd define nova, não tem como descobrir a senha, a executação deste comando define uma nova senha ao usuário.

Mais sobre cadastro e manutenção de usuários em
http://www.zago.eti.br/user.txt
http://www.zago.eti.br/user-cadastro.txt
http://www.zago.eti.br/direitos.txt
http://www.zago.eti.br/chmod.txt
http://www.zago.eti.br/chown.txt
http://www.zago.eti.br/sudo.txt
http://www.zago.eti.br/login.txt
http://www.zago.eti.br/senhas.txt
http://www.zago.eti.br/bash.txt
http://www.zago.eti.br/shell.txt

Alias - link simbolico, atalho, apelido de um comando e linha de comando

alias - apelido de uma longa linha de comando, varios comandos na mesma linha
http://www.zago.eti.br/alias.txt

cal - Calendario

cal - exibe um calendário no console o comando cal sem parametros mostra o calendario do mes corrente

cal 6 2003 # exibie o calendario do mes de junho de 2003

cal 12 2004 # exibie o calendario de dezembro de 2004

Calendario do mes corrente: cal

Calendario de 3 meses, do mes passado, atual e o proximo cal -3

cal é instalado pelo pacote: util-linux

Manual: man cal

calculadoras

Execute no ambiente grafico: kcalc, gcalctool ... no ambiente texto: bc, units ... Tente localizar quais estão intaladas, execute: locate calc

bc - An arbitrary precision calculator language - bc é instalado pelo pacote bc
man bc

dc também vem no pacote bc o comando

dc - an arbitrary precision calculator
man dc

cat - visualizar conteudo e concatenar arquivos

cat visualizar conteudo de arquivos textos, muito utilizado em conjunto com outros aplicativos e scripts.
http://www.zago.eti.br/script/cat.html

Limpar a tela - clear ou CTRL+L

Limpa a tela, em modo texto pra limpar a tela basta digitar clear e enter, ou CTRL+L.

cut

cut - remove seções de cada linha dos arquivos ele vem no pacote coreutils

Consulte o manual: man cut
muito utilizado em scripts e manipulação de conteudo de arquivos ou variaveis.
http://www.zago.eti.br/cut.txt

data - date - calendario

Comandos sobre data, alterar data do sistema, manter servidores com data atualizada, dicas sobre o uso de data no ambiente Linux, horario de verão, acertar a hora com servidores de hora da internet.
http://www.zago.eti.br/data.txt

diff - comparar dois arquivos e exibir as diferenças

Comparar dois arquivos para saber se são iguais ou achar as diferenças.
http://www.zago.eti.br/diff.txt

fold - ajustar tamanho da linha

fold - ajusta cada linhas da entrada para caber na largura especificada

ele vem no pacote coreutils

Ex.: fold -w 80 comandos.txt

Manual:

man fold

info fold

fold --help

free - memoria livre e utilizada

http://www.zago.eti.br/memoria.txt
http://www.zago.eti.br/top.txt

Exibe a memoria livre, a usada, e o buffers da memoria RAM, veja também sobre o comando top, digite na linha de comando:

free

top

head - exibir as primeias linhas de uma arquivo o resultado passado pelo pipe

Mostrar as primeiras n linhas de um arquivo, (default n=10) exemplos: mostrar as primeiras 10 linhas: head comandos.txt

mostrar as primeiras 20 linhas:

head -20 comandos.txt

Combinando com tail, mostrar uma linha especifica, por exemplo a linha 21 do arquivo comandos.txt.

head -21 comandos.txt | tail -1

login - informações.

Ver os ultimos login

lastlog

last

ver os ultimos 20 last -20

Página do manual.

man last e man lastlog

http://www.zago.eti.br/login.txt

ldd - Listar bibliotecas relacionadas a determinado pacote

Exemplos de uso do comando ldd

  ldd `which evolution` 
    
  ldd `which evolution` | wc -l
    
  # rpm -qf /usr/bin/ldd
  glibc-base-2.3.3-62746cl

less - exibe o resultado do comando com parada por página (tela),

Utilizado com diversos comandos tais como ls, cat e etc.. semelhante ao more, o less possibilita rolar a tela para cima e para baixo com PgDn e PgUp. tecle q pra sair, exemplos do uso de less:

ls | less

ls -la | less

cat comandos.txt | less

less comandos.txt

Ler textos com paginação no formato do man

less -is comandos.txt

Ou informando o caminho do documento:

less -is /home/zago/guiaz/comandos.txt

Encerrar, sair - pressione q (minusculo)

Numerar linhas

less -N cp.txt

rpm -qf /usr/bin/less

less-382-55907cl

Pra instalar: apt-get install less

Veja no manual do less:

man less

less --help

linuxconf

http://www.zago.eti.br/linuxconf.txt
configurador do Conectiva e outras distros, configura varios serviços, rede, usuários, e etc..., veja também webmin em:
http://www.zago.eti.br/webmin.txt

ln - criar links - ligações para arquivos, atalhos

Criar ligações para arquivos ou diretórios. links ou atalhos, as ligações podem ser simbólicas ou diretas.
http://www.zago.eti.br/ln.txt

lspci - informações sobre o hardware

/sbin/lspci

ver informações sobre o hardware instalado, execute:

lspci -v

lspci -vv

veja também os resultados de dmseg que mostra o hardware detectado no boot.

man - manual, help, ajuda, consulta a documentação.

http://www.zago.eti.br/man.txt
http://www.zago.eti.br/help.txt

Manual do sistema, mais poderoso sistema de ajuda que vem em todas as distro. utilize também estas opções, por exemplo aplicadas ao comando find.

man find

find --help

man -k find

apropos find

more - Mostrar página-a-página (tela-a-tela)

Ver página seguinte, pressione barra de espaço
Ver próxima linha, pressione enter
Encerrar, sair, interromper - tecle q ou CTRL-C

more - exibe o resultado do comando com parada por página (tela), pode ser utilizado com diversos comandos tais como ls, cat e etc.. semelhante ao less, mas não possibilita rolar a tela para cima e para baixo com PgDn e PgUp. tecle q pra sair, barra de espaço pra avançar as paginas, exemplos:

    ls | more
    ls -la | more
    cat comandos.txt | more
    more nome do arquivo
    more comandos.txt
ver a vesão do kernel:

more /proc/version Linux version 2.4.21-31301U90_4cl (andreas@buildmaster.distro.conectiva) (gcc version 3.2.2) #1 Qui Jun 26 01:44:43 BRT 2003

Veja também os resultados sobre som: more /proc/sound

Módulos do kernel carregados: more /proc/modules

Informações sobre a CPU: more /proc/cpuinfo

Particionamento de discos: more /proc/partitions

Sistemas de arquivos montados: more /proc/mounts

Pra ver todos as informações disponiveis em /proc, execute ls /proc e depois execute: more /proc/nome-do-arquivo-listado

more vem no pacote util-linux

Veja no manual do less:

man more

more --help

netstat - conexões TCP/IP e UDP/IP

netstat -naut
netstat -na
netstat -nap

o comando netstat exibe os serviços disponíveis na máquina, o parametro p exibe o PID do processo no sistema, veja mais
em man netstat, no CL9 está em portugues.

nl - numerar linhas

Numerando linhas com "nl"

nl arquivo.txt

nl arquivo.txt > arqnumerado.txt

Tem diversas opções, veja mais sobre nl

info coreutils nl

man nl

info nl

nl --help

paste - exibe linhas de arquivos

paste teste.txt
linux
kernel
manual
google

Com -s exibe as linhas de um arquivo em série em vez de uma linha após a outra.

paste -s teste.txt

linux kernel manual google

Usar espaço como delimitador:

paste -s -d' ' teste.txt

linux kernel manual google

A opção -d define o proximo caracter como delimitador entre as palavras no exemplo acima é espaço, quando omitido ele usa o <TAB> pra usar : como delimitador acrescente -d: ex.:

paste -s -d: teste.txt

linux:kernel:manual:google:

Ou neste formato, o resultado é o mesmo.

paste -s -d ";" teste.txt

linux;kernel;manual;google;

Os exemplos acima exibem o resultado no terminal e não afeta o arquivo, pra salvar o resultado redireciona pra arquivo com > novoarq.txt

Veja o manual: man paste

paste vem no pacote coreutils.

read - pegar valores para variaveis, ler teclado

read é um dos poucos comandos "buitin" do bash.

Útil em scripts pra interagir com usuário pra pegar valores ou palavras.

Exemplo pra pegar uma palavra e colocar na variavel ENTRADA.

  [root@faqcl10 root]# read -p "Digite uma palavra? " ENTRADA
  Digite uma palavra? TESTE
  [root@faqcl10 root]# echo $ENTRADA
  TESTE

man read

reboot - reiniciar o sistema

Reiniciar o micro. Semelhante a Ctrl+Alt+Del. Uso: reboot e Enter.
http://www.zago.eti.br/shutdown.txt

rev - inverte as linhas de um arquivo

Ele vem no pacote util-linux

Manual:

man rev

seq

Veja no manual:

man seq

info coreutils seq

set

Pra ver todas as variaveis e seu conteúdo:

set

Ver conteúdo de uma variavel especifica, digite: echo $VARIAVEL, ex.: pra ver o idioma em uso:

echo $LANG

mais ajuda no FAQ bash.txt e no manual: man set, man bash

sh

Executar programas ou script no diretório local precisa anteceder
o nome do arquivo com ./ ou sh espaço nome do executável, por exemplo, para executar o script atusite dentro do diretório corrente:

./atusite

ou

sh atusite

http://www.zago.eti.br/bash.txt

shell

Comandos e como personalizar o ambiente do usuário em modo texto.
http://www.zago.eti.br/shell.txt

desligar ou reiniciar o micro

shutdown, poweroff, reboot, CTRL+ALT+DEL, comandos, scripts, dicas e opções para desligar o sistema.

http://www.zago.eti.br/shutdown.txt

sleep - espera por uma quantidade de tempo especificada

Muito utilizado em scripts pra forçar uma parada pelo tempo determinado como parametro.

Ele é instalado pelo pacote coreutils

Manual: man sleep, info sleep, sleep --help

sort - colocar em ordem, arquivos, linhas, palavras

Ordenação de dados no arquivo ou ordenação de arquivos.

http://www.zago.eti.br/sort.txt

su - tornar root

Utilizado em um terminal pra tornar root, use com o parametro "-" pra pegar o path do root, em conexões por ssh que não permite login como root, faça login como user normal e depois execute su - pra tornar root.
http://www.zago.eti.br/root.txt

tee

man tee

tee - lê da entrada padrão e grava na saída padrão

# rpm -qf /usr/bin/tee

coreutils-5.2.1-62747cl

Exemplo pra listar na tela e salvar o mesmo resultado em arquivo, listar tudo que foi acessado nas ultimas 24 horas no diretório /home/zago e também salvar o mesmo resultado em acessadosz.txt

find /home/zago -mtime -1 -type f | tee acessadosz.txt

time - ver quanto tempo demora pra executar um comando.

O utilitário 'time' é usado como uma espécie de cronômetro para medir o tempo de execução de um comando especificado. Ele pode ajudar na otimização de programas para velocidade máxima, assim como vários outros usos.

Pra instalar:

apt-get install time

Contar o tempo decorrido pra executar uma tarefa. exemplos:

Faz a pesquisa e exibe também o tempo decorrido

time grep "comandos.txt" -r /home/zago/guiaz/

Exemplo pra conferir o md5 e o que retorna:

  time sh -c 'md5sum -c cl10_cd1.iso.md5'
  cl10_cd1.iso: A soma coincide
  
  real    0m16.495s
  user    0m3.097s
  sys     0m1.914s

Exemplo pra retornar somente o tempo decorrido:

  time sh -c 'md5sum -c cl10_cd1.iso.md5' > /dev/null
  
  real    0m17.000s
  user    0m3.049s
  sys     0m1.930s

Veja mais parametros no manual:

man time, man wait, man times, man bash

=trap é um comando builtin do bash

man trap, ou man bash

usuários - criar, modificar senhas, direitos e manutençao de usuários

comandos e dicas para criar usuario e senhas.
adduser = criar e manipular usuarios.
passwd criar ou trocar senhas.
userdel = remove (exclue) usuario.

http://www.zago.eti.br/user.txt

watch

watch executa um programa repetidamente com a periodicidade informada. Pra sair do loop do "watch" pressione CTRL+C

Exemplo pra ficar executando infinitamente o comando netstat com repetição a cada 1 segundo:

watch -n 1 netstat -a

Veja exemplos de uso no FAQ:
http://www.zago.eti.br/script/loop.txt

Veja mais sobre ele no man: man watch

whatis

Procura palavras-chaves em um conjunto de arquivos de banco de dados contendo pequenas descrições de comandos do sistema, uma forma rápida de saber pra que serve o aplicativo ou comando, exemplos:

  whatis wget
  Wget [wget]          (1)  - The non-interactive network downloader
  
  whatis find
  find                 (1)  - search for files in a directory hierarchy

Nem todos os comandos tem definição, veja mais detalhes no manual: man whatis

which

Exemplos de uso:

which ssh

rpm -qif `which ssh`

ldd `which ssh` | wc -l

Mais informação:

man which
which - shows the full path of (shell) commands.

    rpm -qif /usr/bin/which
  Name        : which                        Relocations: (not relocatable)
     >>corta<<
  Description :
  Dê a ele um nome de programa, e ele lhe dirá se está no seu 'PATH'.
  Por exemplo, 'which ls' poderia imprimir '/bin/ls', porque o programa
  ls, que está em um dos diretórios listados na variável de ambiente
  PATH, está localizado no diretório /bin.

Alguns comandos

who Mostra quem está na máquina no momento

whoami Mostra quem voce é - verificar com qual login entrou.

xargs

Alguns exemplos de uso deste comando: find /caminho/ -name nome_do_arquivo -type f | xargs rm -f

O -n1 força ele executar um comando pra cada arquivo. o -t força ele mostrar o que está sendo executado.

Ele vem no pacote "findutils", páginas do manual man xargs xargs --help

Gerenciadores de pacotes

Instalar, remover, atualizar, localizar diretório do programa, log dos aplicativos, listar pacotes instalados, listar programas que compõe o pacote, iniciar e outros serviços de gerenciamento dos programas.
http://www.zago.eti.br/smart.txt
http://www.zago.eti.br/rpm.txt
http://www.zago.eti.br/apt.txt
http://www.zago.eti.br/synaptic.txt
http://www.zago.eti.br/apt-local.txt
; http://www.zago.eti.br/urpmi.txt
http://www.zago.eti.br/iniciar.txt
http://www.zago.eti.br/log.txt
http://www.zago.eti.br/install.txt

Ferramentas e pacotes úteis

grep - procura strings ou expressão em arquivos.

Ex.: grep trabalho /teste/arquivo.txt Irá procurar a string "trabalho" no arquivo arquivo.txt

Grep vem do "get regular expression" e é base dos comandos da família grep. Funciona como um filtro que examina arquivos de entrada em busca de padrões, exemplos de comandos e uso do grep em
http://www.zago.eti.br/grep.txt

mc - Midnight Commander . Interpretador de comandos

mc tem um excelente gerenciador de arquivos, editor de textos e etc.

Ex.: mc /usr/doc Abrirá todo o diretório /usr/doc no "mc". Este é o diretório onde são guardados os arquivos de documentação no Linux.

mcedit - editor de texto ASCII do mc.

Ex.: mcedit meu.arquivo

http://www.zago.eti.br/mc.txt

awk

Linguagem simples mas poderosa, manipular arquivos de dados via linha
de comando ou scripts.
http://www.zago.eti.br/awk.txt

sed

; Comandos do sed são parecidos com o do vim e não é por acaso, a diferença é que no vim você precisa acessar o arquivo para alterar e o sed faz isso em linha de comando.

http://www.zago.eti.br/sed.txt

==vi e vim - ediores de texto==

FAQ sobre este poderoso editor de textos incluso na maioria das distribuuições.
http://www.zago.eti.br/vi.txt
http://www.zago.eti.br/vim.txt

emacs - editor de textos

FAQ sobre o editor emacs.
http://www.zago.eti.br/emacs.txt

Tex, latex - editores de texto e documentos

FAQ sobre estes poderosos editores de texto
http://www.zago.eti.br/tex.txt
http://www.zago.eti.br/latex.txt

pico

FAQ sobre o editor pico
http://www.zago.eti.br/pico.txt

wc

utilitário para contar linhas de um arquivo, muito utilizado em scripts.
http://www.zago.eti.br/wc.txt

grub e lilo

boot loader, gerenciador de boot.
http://www.zago.eti.br/grub.txt
http://www.zago.eti.br/lilo.txt

== trafego na rede =

http://www.zago.eti.br/trafego.txt

iptraf, trafego em geral.
http://www.zago.eti.br/iptraf.txt
analizador de trafego

gcc

compilador da linguagem "C", utilizado por programadores.
http://www.zago.eti.br/gcc.txt

aterm

sobre terminal aterm, terminal transparente.
http://www.zago.eti.br/aterm.txt

banner

utilitário interessante pra quem quer criar faixas para serem impressas em modo texto.
http://www.zago.eti.br/banner.txt

bb

programa de demonstração da bliblioteca AALIB. Ele vai mostrando umas imagens criados com caracteres ASCII
http://www.zago.eti.br/bb.txt

não esqueça, o linux e "case sensitive" letras minusculas e maiusculas em arquivos e diretorios são interpretadas como nomes difetentes. arq.txt e Arq.txt são arquivos diferentes aRq.txt e Arq.txt são diferentes.

Redirecionadores - Salvar resultado de comandos em arquivo

Salvar resultados dos comandos em arquivo texto.

Desviar a saida de um comando pra um arquivo texto.

Comandos ou aplicativos como tar e ls que não geram log mas geram mensagens no video, estas mensagens podem ser salvas em arquivo texto. Pra salvar os resultados de um comando em arquivo, acrescente no final da linha de comando o sinal de maior ">" e um nome de arquivo. Ou utilize ">>" pra acrescentar as mensagens no final de um arquivo já existente. Tanto com ">" ou ">>" todas as mensagens da tela são desviadas pro arquivo indicado, alguns aplicativos precisam incluir o modo verbose, por exemplo no comando tar é "-v" ou "v", o arquivo criado poderá posteriormente servir para analize, comparação e etc.. teste com estes exemplos:

ls > logdols.txt

tar zcvf backuplog.tar.gz /var/log > logdotar.txt

a linha com o comando tar criará dois arquivos backuplog.tar.gz com o conteúdo do diretório /var/log e um arquivo logdotar.txt que pode ser editado e pode ver as mensagens emitidas como nome dos arquivos, mensagens de erro e etc...

Quando o arquivo já existir e quiser manter as informações já existentes e acrescentar no final deste as novas mensagens mantendo seu conteúdo use ">>" dois sinal de maior, assim mantém o arquivo e acrescenta as novas mensagens no final.

ls >> logdols.txt

tar zcvf varlog.tar.gz /var/log >> logdotar.txt

sobrepor > inserir >>

Estes arquivos tem formato texto, utilize um editor de texto ou, tail, head, cat, more ......

Copias entre prompt e editores. Copiar o resultando de um comando do prompt ou parte do texto que está no terminal para um arquivo, muito útil pra copiar mensagens de erros, resultados de comandos pra guardar em arquivo ou enviar para quem estamos pedindo ajuda.

No Linux o mouse funciona também em ambiente texto, pode realizar copy e paste, copiar e colar, podemos trabalhar com dois terminais, após o login, pressione ALT+F2 pra abrir um segundo terminal, assim poderá utilizar o mouse para selecinar parte da tela em um terminal e colar no editor de texto aberto no outro terminal, ou copiar linhas de comando de um editor de texto e colar na linha de comando, também funciona entre o terminal em modo texto e editores ou browsers em ambiente gráfico.

Em modo texto, pra copiar passe o mouse com o botão acionador pressionado sobre o que quer copiar isto vai marcar a área como selecionada e não precisa de nenhum comando adicional, em seguida no outro terminal, click com o botão auxiliar do mouse para colar onde está o cursor, funciona nos dois sentidos, da linha de comando pra um editor ou de um editor pra linha de comando, sempre vai colar onde está o cursor, isto é muito útil pra salvar resultados da tela ou pra copiar linhas de comando de um texto pro terminal, prefiro copiar e colar do que digitar longas linhas de comando, evita erros de digitação.

Pode usar também entre um terminal do modo gráfico (konsole do KDE ou terminal de outro ambiente gráfico) e um editor de texto do ambiente gráfico, no KDE, tanto no terminal como no editor precisa pressionar o botão auxilar tanto para copiar ou colar.

Capturar tela pelo KDE (equivalente ao PrintScreen no windows)

iniciar -> Gráficos -> Ksnapshot

agendar executação de tarefas, comandos e scripts

crontab

Agendador de tarefas, dicas, exemplos e FAQ em
http://www.zago.eti.br/agenda.txt

at - agendar uma tarefa

at

O comando at serve pra agendar a execução de comando pra um único evento. Por exemplo pra desligar o micro às 18:08 root@faqcl10# at 18:08 at> halt -p at> <EOT> warning: commands will be executed using /bin/sh job 1 at 2004-07-31 18:08

tem mais exemplos no FAQ agenda.txt

Acessar windows - partições e compartilhamentos

Windos na maquina local - dual boot ou em outro HD local.

Acessar partição windows, montar e acessar a instalação windows
no mesmo ou outro HD instalado na mesma maquina, instalação windows em FAT32
http://www.zago.eti.br/mount.txt

Instalação windows em NTFS
http://www.zago.eti.br/mount-ntfs.txt

==Windows em outra maquina da rede - compartilhamentos.==

Compartilhametnos windows via rede, montar e acessar.
http://www.zago.eti.br/samba/smbmount.txt
http://www.zago.eti.br/samba/smbmount-cl9.txt

via konqueror, procure por smb no FAQ
http://www.zago.eti.br/konqueror.txt

KDE - em versões recente tem no desktop o icone "ambiente de rede" que permite acessar compartilhamentos windows mais fácilmente, basta um clque no icone ambiente de rede.

Impressoras compartilhadas na rede

Impressoras compartilhadas em server ou estações windows
http://www.zago.eti.br/cups.txt

VNC - Linux acessando desktop de instalações windows via VNC

http://www.zago.eti.br/vnc.txt

Outros tipos de comunicação entre Linux x windows

Outras maneiras mais complexa, autenticação centralizada, AD, WINBIND e acesso a outros serviços windows.
http://www.zago.eti.br/samba/ad.txt
http://www.zago.eti.br/samba/winbind.txt
http://www.zago.eti.br/ldap.txt

Veja outras formas de acesso via rede, telnet, ftp, samba e etc..
http://www.zago.eti.br/rede.txt
http://www.zago.eti.br/samba/A-menu-samba.html

hardware e perifericos - detectar, identificar, localizar instalar

Instalar e configurar parte gráfica, placa de video e monitor
http://www.zago.eti.br/video.txt
http://www.zago.eti.br/monitor.xt

Placa de rede - instalar, configurar e testar
http://www.zago.eti.br/placa_ne.txt

Mouse
http://www.zago.eti.br/mouse.txt

Mouse usb, procure por mouse em
http://www.zago.eti.br/usb.txt

Som em geral
http://www.zago.eti.br/som.txt
http://www.zago.eti.br/som2.txt
http://www.zago.eti.br/som-alsa.txt
http://www.zago.eti.br/som-efeitos.txt
Impressoras, instalar, configurar, FAQ e indicações.
http://www.zago.eti.br/cups.txt
http://www.zago.eti.br/impress.txt
http://www.zago.eti.br/impressoras.txt
Modem discado - informações e instalação.
http://www.zago.eti.br/modem/A-menu-modem.html

ADSL, banda larga em geral
http://www.zago.eti.br/adsl.txt

Procure pelo FAQ especifico sobre sua operadora ADSL, procure pelo FAQ que inicia com adsl- mais o nome da operadora em
http://www.zago.eti.br/

Modem USB
http://www.zago.eti.br/usb-modem.txt

Veja mais dicas no FAQ
http://www.zago.eti.br/hard/A-menu-hard.html

Outros utilitarios

Emuladores e maquina virtual, simular ou rodar outro Sistema Operacional

Wine - emula o sistema operacional Windows

Com wine é possível executar no Linux programas e jogos destinados ao windows.
http://www.zago.eti.br/wine.txt

qemu, vmwre, bochs - Maquina virtual - executar outro sistema operacional

Rodar outro sistema operacional como windows ou mesmo outro Linux, veja em
http://www.zago.eti.br/qemu.txt
xen permite rodar maquina virtual.
http://www.zago.eti.br/xen.txt

Bochs permite rodar outro Linux dentro do Linux ou outros SOs também.
http://www.zago.eti.br/bochs.txt

maquina virtual pra rodar outros sistemas operacionais dentro do Linux
http://www.zago.eti.br/vmware.txt

DOSEMU - emulador de DOS

Executar programas em DOS no Linux, emulador de DOS que roda no Linux para executar programas que rodam em DOS, veja em
http://www.zago.eti.br/dosemu.txt

Comandos do DOS no Linux - mtools

Quando instalado o pacote mtools, poderá executar alguns comandos igual no DOS com disquetes formato em DOS, não precisa montar o floppy, pode acessar direto com os comando do DOS antecedido da letra "m", ex:.

mdir a:

mcopy a:.

Mais detalhes no FAQ
http://www.zago.eti.br/mtools.txt

Comandos do Linux no Windows - Cygwin e ltools

Cygwin executa programas Linux no windows, é como um wine ao contrário, permite montar e acessar partições Linux.

FAQ, links e mensagens sobre Cygwin.
http://www.zago.eti.br/cygwin.txt

Ltools roda no windows, tem menos recurso mas permite executar comandos Linux
http://www.zago.eti.br/ltools.txt

aguardando ordenação

exit e logout Sai da sessao atual, use para fechar o konsole, ou quando tornou root em um console, exit volta ao usuário anterior.

shutdown - encerra todas as atividades do Linux e prepara para o micro ser desligado. shutdown now Desliga o micro o mesmo que halt shutdown -r now Reinicializa o micro

halt - comando para desligar o micro. Quando aparecer a mensagem "system halted" pode desligar. Uso: halt e Enter.

Algumas combinações de teclas úteis:

Ctrl+Alt+Backspace Sair do ambiente gráfico principalmente quando trava o X

Ctrl+Alt+F2 Acessar o console texto 2

Ctrl+Alt+F3 Acessar o console texto 3

Ctrl+Alt+F4 Acessar o console texto 4 E assim ...

Ctrl+C Normalmente interrompe um processo.

Ctrl+Alt+F7 Acessar o primeiro console ocupado pelo ambiente gráfico

Ctrl+Alt+F8 Acessar o segundo console ocupado pelo ambiente gráfico

Ctrl+Alt+del Sair do Linux.

Ctrl+Alt++/- (Mudar resolução do X, quando você escolheu mais de uma na configuração. Veja que é o + ou - do teclado numérico).

Todos os comandos disponiveis

Acho não nem tem como saber quantos e quais são, nestes endereços tem algumas dicas sobre isto

http://www.onlamp.com/linux/cmd/
Comandos em ordem alfabética, são mais de 500 (em inglês).

No prompt tecle tab duas vezes e depois responda y para ver todos os comandos disponiveis no seu micro.

Tutoriais em Português, comparativos e resumos sobre comandos Linux

O melhor site que conheço, em português, com descrição dos comandos do Linux.
http://focalinux.cipsga.org.br/

Comandos no Linux - classificados coforme aplicação.
http://www.devin.com.br/eitch/comandos_linux/

Tutoriais e resumos de comandos ( em Inglês )

Muitas dicas, exemplos de comandos e teclas de atalho
http://www.unixguide.net/linux/linuxshortcuts.shtml
Dicas sobre algumas distribuições
http://www.zago.eti.br/distro/A-distro.html

Página principal deste site (FAQ)
http://www.zago.eti.br/menu.html